Newsletter
Artigos

Cooperativismo - Trampolim para o desenvolvimento do país

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, ensina a velha canção. Neste cenário de aceleradas mudanças, com o futuro colado à nossa porta, realmente não dá para esperar. É fazer e fazer. Senão, perde o trem da história.

Assim pensando, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e todas as suas afiliadas promoveram, há pouco, o 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, comemorativo aos 50 anos de atuação da entidade como representante nacional do Cooperativismo. O tema do encontro: “O Cooperativismo do Futuro se Constrói Agora”.

Como parte do desafio de construção já do porvir, a OCB lançou a Agenda Institucional do Cooperativismo para 2019. Entre os principais desafios propostos no documento estão a aprovação e sanção do Projeto de Lei 8.824/2017, que assegura serviços de telecomunicações por cooperativas; a aprovação de substitutivo do Projeto de Lei 519/2018, que visa a regulamentar a operação de seguros por sociedades cooperativas; o acesso ao crédito e a linhas de financiamento público para cooperativas.

O Ceará lá esteve com uma comitiva de 40 pessoas, representando diversos ramos. A organização e toda logística do evento foram idealizadas e realizadas pela própria Equipe da OCB, colocando em prática a sua experiência e o amor à causa. Primorosa organização.
Uma oportunidade de vivenciar a intercooperação, a capacitação de dirigentes para atuação cada vez mais colaborativa no interesse dos associados, ocasião favorável para network com cooperativistas de todos os ramos, a prestação de contas do Sistema OCB com a descrição das conquistas, a inclusão e a formação de lideranças, o amplo espaço para a inserção de mulheres e jovens.

A palestra sobre o Cooperativismo de Plataforma ensinou que o futuro é o caminho, trampolim para a transformação do país. Lições preciosas de cases exitosos, de união de pessoas, de ajuda.

Mais de 1.300 cooperativistas reunidos em uma sinergia diferenciada, única nestes 50 anos de OCB, algo para emocionar e renovar as esperanças de crescimento do movimento e do país. Um Congresso para ficar na história.

João Nicédio Alves Nogueira

Presidente da OCB/CE