Newsletter
Artigos

Serviço local, alcance global

Com o objetivo de fortalecer o movimento cooperativista de crédito e dar maior visibilidade às ações realizadas pelas cooperativas financeiras, comemora-se em 17 de outubro – sempre na terceira quinta-feira do mês – o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. O tema deste ano é “Serviço local, alcance global”, que dá visibilidade às ações de 89 mil cooperativas, em 117 países, que oferecem produtos e serviços financeiros com menores custos e melhores remunerações. Esse trabalho chega a 260 milhões de cooperados e gera mais empregos do que todas as empresas multinacionais.

Somente o Sicoob – maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil – proporcionou aos seus associados, em 2018, uma economia de aproximadamente R$ 10 bilhões em taxas e juros. E ainda devolveu aos cooperados mais de R$ 3 bilhões, divididos conforme a movimentação financeira de cada um. É este o segredo de um movimento que não visa lucro e distribui resultados, e que, entre seus sete princípios, estão a educação, formação e informação, a intercooperação e o interesse pela comunidade.

Nas cooperativas, os resultados são aplicados nos mesmos locais em que atuam, gerando emprego, renda e qualidade de vida. Possuem tecnologia de ponta e oferecem os mesmos produtos e serviços das instituições financeiras tradicionais, o que inclui investimentos, seguros, cartões, consórcios, previdência, poupança e outros.  E com a mesma segurança de um banco, conforme as normas do Banco Central.

O Brasil possui cerca de mil cooperativas de crédito, 38 Centrais estaduais, quatro Confederações e cinco Sistemas principais: Sicoob, Sicredi, Unicred, Cecred e Confesol. Juntas ocupam a sexta posição no ranking do volume de ativos, depósitos e empréstimos que circulam no país. As cooperativas de crédito, em média, oferecem taxas e juros mais baixos, rendimentos mais altos e um atendimento diferenciado, pois os associados não são apenas clientes, mas donos da cooperativa.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (artigo publicado no Diário Catarinense – edição de hoje, 16 de outubro),

Rui Schneider da Silva

Presidente Sicoob Central SC/RS