Newsletter
Notícias

Novelis desenvolve projeto de gestão na cooperativa Moreira César Recicla

18/07/2017

A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, em parceria com a Associação Reciclázaro e o IA3, realizará o projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente com a cooperativa Moreira César Recicla, em Pindamonhangaba. A cooperativa é a primeira fora da cidade de São Paulo a receber o projeto, que terá duração de cerca de 3 anos e tem o objetivo de qualificar a gestão, proporcionando o aumento da produtividade e melhoria da qualidade e condições de trabalho na cooperativa. O projeto prevê ações, que contarão com o suporte de profissionais do Direito, serviço social, segurança do trabalho e da permacultura.

“Estamos aplicando um diagnóstico para entender as potencialidades e as dificuldades da cooperativa e, a partir dos resultados, definir as ações que desenvolveremos para atuar na melhoria do trabalho”, afirma Camille Carletti, Coordenadora de Projetos Socioambientais da Reciclázaro.

A presidente da cooperativa Moreira César Recicla, Maria Ângela Gonzaga, acredita que a organização evoluirá com o projeto. “Já estamos há algum tempo sem uma formação. Tendo em vista que cooperativa tem rotatividade, pessoas que participaram da primeira capacitação não estão mais aqui”, conta a presidente.

Desde 2013, a Novelis já atua com o projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente, em parceria com a ONG Reciclázaro, em 15 cooperativas da cidade de São Paulo. Cerca de R$ 600 mil já foram investidos em melhoria da gestão das cooperativas, bem como em qualificação dos catadores por meio de treinamentos em práticas de segurança, em conceitos sobre alimentação segura e hábitos de higiene, entre outros.

“Estamos orgulhosos de comemorar os 40 anos da fábrica em Pindamonhangaba e poder levar o Gestão Solidária e Crescimento Consciente para a cidade. O projeto já impactou positivamente diversas cooperativas em São Paulo e fortalecerá a operação da cooperativa Moreira César Recicla, estimulando os catadores a identificarem oportunidades de crescimento profissional dentro do negócio da reciclagem”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

A cooperativa Moreira César Recicla foi fundada em 2010 e, atualmente, possui cerca de 30 cooperados. A média de material reciclado é de 30 toneladas por mês.

Redação PortalR3