Newsletter
Notícias

Feira da Economia Solidária será realizada a partir desta terça (3)

02/10/2017

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) inicia, nesta terça-feira (03), mais uma Feira Estadual da Economia Solidária, que será realizada no Centro Administrativo de Teresina, no pátio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A feira é realizado mensalmente sempre no início de todo mês, movimentando a economia solidária do estado, por meio da venda de produtos artesanais, caseiros, orgânicos e recicláveis.

Os 34 empreendimentos terão três dias de feira com a exposição dos produtos, mostrando a criatividade e as mais variadas novidades no empreendedorismo, oportunizando vendas, para, assim, fomentar a economia.

A economia solidária vem ganhando cada vez mais espaço no cenário econômico atual. De acordo com Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, é um forma de economia democrática. "A economia solidária é mais participativa, justa e democrática. O que estamos fazendo é um projeto piloto que pode ser copiado e estimulado por outros órgãos, prefeituras e até mesmo pela iniciativa privada. Uma feira como essas tem baixo custo e gera renda para as famílias que participam", finaliza o gestor.

As iniciativas da economia solidária contam com a participação de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem, esse é o objetivo da feira.

Piauí