Newsletter
Notícias

FEIRA FAVELA SOLIDÁRIA OFERECE DIA DA BELEZA NO RIO DE JANEIRO

03/10/2017

Os 219 jovens e adultos da Rocinha e Piedade que participaram de oficinas profissionalizantes do Projeto A Arte Gerando Renda, colocarão em prática tudo que aprenderam em dez semanas de oficinas, durante a Feira Favela Solidária. O evento acontecerá nos dias 5 e 10 de outubro, em Piedade e na Rocinha respectivamente. Os serviços oferecidos serão gratuitos e contarão com maquiagem social e artística, decoração de unhas, turbantes e tranças afro, além da venda de artesanatos e máscaras de carnaval, com produtos a partir de R$ 5. O Projeto, patrocinado pelaPrefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, conta com apoio do Instituto Invepar, é realizado na Rocinha e em Piedade

A Feira Favela Solidária marca a formatura dos alunos das oficinas do Projeto A Arte Gerando, além de ser uma maneira de colocarem em prática o que aprenderam e ganharem uma renda extra com a venda dos itens produzidos em aula. “A ideia das oficinas é que os alunos possam aprender algo novo, empreender e gerar suas próprias rendas”, conta Marcelo Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo, gestora do projeto. “Durante a Feira Favela Solidária colocaremos nossa metodologia em prática. Será uma forma de incentivá-las e para algumas, será uma forma de quebrar o gelo com as primeiras vendas e atendimentos. Sabemos que algumas já estão comercializando seus produtos e ajudando no sustento de suas famílias, enquanto outras ainda planejam começar.”

O objetivo das oficinas é fomentar o empreendedorismo social, a formação de cooperativas e fazer com que, mesmo na crise, eles possam ter formas de ganhar dinheiro sem depender das vagas formais nas empresas, cada vez mais escassas. Em dois meses elas aprendem uma profissão que podem colocar em prática e ter retorno financeiro rapidamente. “Nosso maior objetivo é capacitar jovens e adultos dessas regiões tão carentes de projetos sociais e de boas oportunidades de crescimento profissional. Em Piedade, a área está entre comunidades que o carioca pouco conhece e que precisam ser lembradas:  Morros do 18, da Família, Pau Ferro e Cabeça de Porco. E na Rocinha atende também moradoras da Favelinha, Vidigal e Parque da Cidade”, conta Marcelo.

Sobre a ONG Favela Mundo

Fundada em 2010 a ONG Favela Mundo já beneficiou 4.416 crianças e jovens de 125 comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Representou o Brasil em diversos eventos no exterior, entre eles destacam-se o Congresso Internacional de Pedagogia de Havana/Cuba, UNAOC-EF Summer School, na ONU em Nova Iorque e em 2014 o projeto foi reconhecido como um “modelo de inclusão social nas grandes cidades”, no World Cities Day 2014, na Sede das Nações Unidas. Ao todo a Favela Mundo já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em 8 eventos no exterior.

Em agosto de 2016 o destino foi a África que recebeu a Favela Mundo no NAIMUN,maior conferência mundial sobre terceiro setor, que ocorreu no Marrocos e debateu formas de aplicar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A entidade foi a única brasileira convidada, entre projetos de mais de 50 países.

Reconhecimento Internacional

A Arte Gerando Renda tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas, ONU, e foi destaque no site e redes sociais da entidade no Dia Mundial Pela Paz em 2015. A Favela Mundo representou o Brasil em eventos realizados na ONU em 2013, 2014 e 2015 e em 2016 esteve na África, além de participar de eventos pedagógicos e sociais em Cuba (2011, 2012 e 2014) e no México (2012).

SERVIÇO

A Feira Favela Solidária acontecerá nos dias 5 e 10 de outubro, em Piedade e na Rocinha, respectivamente, e é aberta ao público. Entrada grátis. Confira os endereços e horários abaixo:

 

Rocinha- dia 10 de outubro: Av. Niemeyer 776, 8º andar – CRAS Rinaldo de Lamare.
Horário: 15h
Piedade- dia 5 de outubro: Rua Torres de Oliveira 436 – Várzea Country Clube.
Horário: 15h

Solidário Notícias