Newsletter
Notícias

Cresol Rondônia realiza seminário sobre Energia Renovável

21/03/2019

A Cresol Rondônia realizou na quarta-feira, 13 de março, o Seminário Estadual sobre Energia Renovável para a Agricultura Familiar e Empreendimentos Rurais em Ji-Paraná. O evento contou com a presença de mais de 100 participantes entre cooperados, conselheiros e colaboradores e trouxe painéis que destacaram sobre a implantação de energia renovável e sobre as modalidades de crédito oferecidas pela Cresol.

O gerente Sergio Souza da Silva apresentou as linhas para financiar essa tecnologia, como o Pronaf Eco que facilita o planejamento com o gasto de energia nas propriedades rurais, onde o produtor assume o controle da conta de luz. Outra linha disponível é o Fundo Clima via BRDE, que pode beneficiar Pessoa Física, Jurídica e Urbana. Por fim, a Cresol também dispõe da linha Bndes Finame Energia Renovável que pode ser utilizada para aquisição e comercialização de sistemas de geração de energia solar e eólica e para aquecedores solares.

Como funciona o Sistema Solar Fotovoltaico?

O funcionamento é bem simples. O raio solar é transformado em eletricidade quando entra em contato com os painéis fotovoltaicos. A eletricidade produzida é diferente da usada na tomada de casa. É necessário um equipamento chamado inversor. A energia não utilizada é convertida em créditos junto à concessionária, que são abatidos da conta de luz. O uso de créditos de energia foi possível a partir da resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e a revisão 687, em vigor desde o último mês de março. Essa regulamentação permite que cada consumidor vire produtor de energia elétrica e use seus créditos junto a concessionária para abater na sua conta de luz.

Cresol