Newsletter
Notícias

Sicoob promove 1º Workshop de Supervisão em Florianópolis

19/07/2019

O Sicoob Central SC/RS promoveu no dia 16 de julho o 1º Workshop de Supervisão. O encontro teve por objetivo discutir, sob o ponto de vista dos apontamentos de auditoria e indicadores econômico-financeiros, o papel de cada um dos atores no processo de governança corporativa das singulares. Participaram presidentes, conselheiros, diretores e responsáveis pelas áreas de Controles Internos, Auditoria e Compliance das filiadas do Sicoob SC/RS e da Central.

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, fez a abertura do evento e destacou que “o Workshop de Supervisão é mais um passo do Sicoob SC/RS para o fortalecimento da transparência com as cooperativas singulares e das ações que visam à consolidação dos controles, minimizando perdas e aumentando a credibilidade de nosso sistema junto aos agentes reguladores, ao mercado, à comunidade e, principalmente, aos nossos associados”.

Também participaram do evento o chefe da subunidade do Departamento de Supervisão de Cooperativas (Desuc), Ivens Arua Neves de Miranda, e o presidente da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac), Vinicius Gasparino Rezende de Souza. Ivens ministrou palestra sobre “As perspectivas do Banco Central sobre o cooperativismo de crédito”, com abordagem da Governança Corporativa, Agenda BC# e Incorporações. Vinicius, por sua vez, falou sobre “Escopo e perspectiva da auditoria cooperativa para 2019/2020”, com ênfase nas linhas de defesa da Administração.

No workshop também foram realizadas várias apresentações com análises e reflexões das ocorrências de não conformidades das auditorias cooperativas de 2018, das mudanças regulamentares, da situação econômico-financeira de cada uma das singulares, bem como uma visão geral dos Controles Internos e dos Riscos Operacionais do Sistema Sicoob SC/RS.

“O Processo Administrativo Sancionador (PAS)” foi o tema apresentado pelo assessor Jurídico, advogado Jefferson Nercolini Domingues, e pela subgerente de Supervisão, Cristiny Ventura que, à luz da nova lei 13.506/2017, demonstraram as mudanças regulamentares e os reflexos no segmento do cooperativismo de crédito.

Finalizando o evento, o gerente de Negócios, Dangelo Dalla Rosa, discorreu sobre os provisionamentos recentes que impactaram o Sistema Sicoob, com abordagem das mudanças do Cálculo de Risco e Limites (CRL) e das classificações dos ativos problemáticos.

Sicoob Central SC/RS - Assessoria de Imprensa (com informações da Gerência de Supervisão)