Newsletter
Notícias

Itapiranga lança campanha de doações para combate ao coronavírus

26/03/2020

Um grupo de empresários, entidades, instituições e lideranças do município de Itapiranga formaram uma comissão voluntária para adotar medidas e ações de combate ao coronavírus. Ao longo da história, a comunidade do município sempre deu exemplo de espírito comunitário. Foi em Itapiranga que surgiu uma das primeiras cooperativas de crédito do Brasil, um frigorífico, escolas e o próprio hospital, construídos com esforço e união da comunidade e empresários. Agora, neste momento difícil, mais uma vez a comunidade está dando exemplo de união e colaboração.

O Hospital Sagrada Família atende pronto atendimento em convênio com o município e o SUS. É referência na microrregião, tendo uma das maiores estruturas do Extremo-Oeste. Atualmente, possui 50 leitos, incluindo enfermaria e quartos individuais, quase 5 mil metros quadrados de área construída e possível ampliação para 70 leitos de forma imediata.

Diante da situação, o hospital criou um andar (terceiro pavimento) com 20 leitos exclusivos para atender pacientes com sintomas respiratórios, outro andar separado (segundo pavimento) com 20 leitos e dedicado para pacientes clínicos por outros diagnósticos que não respiratórios e está terminando um espaço chamado “Centro de leitos clínicos e isolamento respiratório covid-19 com maior complexidade”. Este espaço necessita de ventiladores e monitores, o resto de adequações estão sendo feitos. O diretor do Hospital, médico Alexandre Gomes Ribas é pós-graduado em terapia intensiva (UTI) e possui ampla experiência em urgências e emergências e se propõe a coordenar estes atendimentos. “Esperamos que não seja necessário atender pacientes em estágio mais avançado da Covid-19, mas precisamos estar prevenidos”, disse. Diversas empresas estão contribuindo com materiais e mão de obra para reformas e adequações das instalações, que devem estar concluídas nos próximos dias.

A comissão enviou pedido à prefeitura e ao governo do estado, solicitando aparelhos respiradores/ventiladores, equipamentos de proteção individual e outros materiais. Desde esta terça-feira (24), lançou uma campanha de doação de recursos. Uma conta exclusiva foi criada para administrar e gerir estes recursos, junto ao Sicoob Creditapiranga, em nome da Associação dos Empresários – Assemit. A prestação de contas será feita com total transparência e algumas entidades já sinalizaram doações. Segundo a comissão, em torno de R$ 20 mil já estão garantidos em doações e todos os recursos arrecadados serão utilizados no combate ao coronavírus. Num primeiro momento, serão aceitas transferências bancárias e depósitos e nos próximos dias será disponibilizado um site, onde será possível efetuar doações online com cartão de crédito.

Dados para doação

Agência: 3072 – Sicoob Creditapiranga

Conta Corrente: 30.578-2

Associação dos Empresários de Itapiranga – Assemit

CNPJ: 05.220.978/0001-82

O Tempo - Itapiranga