Newsletter
Notícias

Buenos Aires receberá o X Encontro de Pesquisadores Latino-americanos em cooperativismo

16/01/2018

Os encontros de pesquisadores em cooperativismo promovidos pela Rede Latino-americano constituem um evento cientifico multidisciplinar, mas significativo em um campo da pesquisa cooperativista. Desde o seu inicio em 2000 tem estimulado a reflexão sobre os problemas do cooperativismo na região e promovido debate crítico sobre o trabalho cooperativo estabelecendo vínculos de colaboração para a pesquisa e incentivando o fortalecimento de relações no âmbito cooperativo e acadêmico.

A rede se encontra aberta a todas as pessoas interessadas na pesquisa sobre o modelo cooperativista e busca integrar os esforços de grupos de pesquisadores e instituições dedicadas ao estudo do cooperativismo.

Em 2017, quando foi celebrado o Dia Internacional das Cooperativas na ONU, a Aliança Cooperativa Internacional propôs que fosse abordado a inclusão por considerar que as cooperativas garantem que ninguém será deixado para trás. O tema reflete o interesse em focar nas pessoas por parte das empresas cooperativas e sublinha os princípios cooperativos de adesão aberta e democrática, controle democrático e participação econômica dos membros. Se destaca que as cooperativas proveem um espaço onde as pessoas, sem se importar com raça, gênero, cultura, origem social ou circunstâncias econômicas, podem responder a necessidades e construir comunidades melhores.

O desafio dos pesquisadores é atender a agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável – em vigência desde 1 de janeiro de 2016 -, colocando a dignidade e os direitos das pessoas no centro das políticas e das decisões dos governos. A Agenda estabelece que as alianças eficazes para alcançar o desenvolvimento sustentável requer o envolvimento dos governos, o setor privado e a sociedade civil, para construírem sobre a base de princípios e valores, uma visão compartilhada e objetivos comuns que concedam prioridade das pessoas e planeta, e som necessárias em nível mundial, regional, nacional e local.

Convite

A Rede Latino-americana de Pesquisadores em Cooperativismo convida todos aquelas pessoas que desejem participar do X Encontro Latino-americano de Pesquisadores em Cooperativismo: “As cooperativas como construtoras de inclusão” a enviar propostas para apresentar trabalhos (em espanhol ou português) nos seguintes temas:

- Iniciativas cooperativas promotoras de inclusão e desenvolvimento sustentável

- Alianças estratégicas do cooperativismo para promover projetos de inclusão

- Políticas de financiamento inclusivas

- Inclusão: políticas públicas e cooperativas

- A inclusão na história e a doutrina da cooperação

- Possibilidades e limites para inclusão econômica e social

- Iniciativas cooperativas ante desafios particulares de exclusão, desigualdade e formas de discriminação de jovens e mulheres, grupos étnicos e imigrantes

- Cooperativas e diálogo para a paz

Critérios

O resumo deverá ter no máximo 400 palavras

Deve enviar por e-mail no formato .doc ou .docx, incluindo: eixo temático; título do artigo; autor(es), e-mails, qual instituição pertence, 3 palavras-chave e um resumo de 1 página de extensão onde o problema e o objetivo geral do documento proposto devem ser indicados; o enfoque, a metodologia e fontes de informação utilizadas. Para dar nome ao arquivo deve colocar o número do eixo temático e o apelido do autor(es).

O recebimento dos resumos está previsto para 16 de fevereiro de 2018. Os resumos serão avaliados pelo Comitê Acadêmico do Encontro. Sua aprovação será comunicada a partir de 16 de março de 2018.

Artigos

Extensão máxima: 20 páginas, incluindo bibliografia, quadros gráficso. Entrelinhas 1,5, fonte Arial 11, papel tamanho A4. Poderão ser enviadas por e-mail em arquivo nos formatos .doc e .docx. Deverá especificar: o eixo temático, título do artigo, apelido e nome do autor, instituição a que pertence e e-mail. Também deve utilizar como nome do arquivo o número do eixo temático e o apelido do autor(es).

Todos os artigos serão publicados nas atas do X Encontro e do Comitê selecionará um conjunto de artigos para ser publicado em um livro.

O limite para envio dos artigos é até 29 de junho de 2018.

Redação EasyCOOP com informações da Cooperativas das Américas