Newsletter
Notícias

Cooperativa entrega selos e certificados para empresas amigas do catador

18/05/2018

A Cooperativa de Reciclagem de Lixo União Cidadã Recicla Rondonópolis (Coopercicla) entregou na noite de ontem (16) o Selo Amigo do Catador de Rondonópolis, oferecido pela entidade para empresas parceiras que separam e enviam seus materiais recicláveis até a sede da cooperativa, ajudando dessa forma o meio ambiente e a manutenção da cooperativa e seus associados, que sobrevivem do dinheiro arrecadado com a venda dos materiais recicláveis. Na oportunidade, também foi entregue um certificado em reconhecimento ao apoio de empresas que funcionam como pontos de coleta dos ditos recicláveis.

O Selo foi lançado no ano de 2014 e, de acordo com a presidente da Coopercicla, Jussineide Correia da Silva, atualmente cerca de 50 empresas contribuem com a cooperativa, selecionando e levando seus recicláveis até a mesma, e mais cerca de 20 servem como ponto de coleta para os mesmos. “O nosso objetivo é reconhecer publicamente o trabalho dessas empresas parceiras do catador e, para falar a verdade, é muito gratificante fazer isso, pois é o trabalho voluntário dessas empresas que possibilita a manutenção da cooperativa e ajuda na sobrevivência dos nossos cooperados, pois todo o dinheiro que conseguimos vem da venda dos recicláveis. São empresas e pessoas que estão fazendo um algo a mais pela Coopercicla e pela natureza, e gostamos de reconhecer isso”, informou.

“Além de ajudar a cooperativa, essas empresas fazem um trabalho fundamental de educação ambiental com seus funcionários, além de diminuir o volume de lixo depositado no Aterro Sanitário da cidade, o que prolonga a vida útil desse espaço. A gestão do lixo não é de responsabilidade dos empresários, mas a verdade é que se enterra dinheiro no Brasil e eles têm ajudado a mudar a mentalidade de que tudo que usamos tem que ser descartado e ir para o lixo, pois grande parte desse volume pode ser reutilizado ou reciclado, gerando renda para muitos trabalhadores, como é o caso dos nossos catadores”, comentou a voluntária Ana Paula Beer, que atua junto à Coopercicla.

Na ocasião, a cooperativa também lançou uma campanha para identificar e cadastrar empresas para servirem como postos de coleta de óleo vegetal usado (óleo de cozinha), que será destinado à reciclagem.

A entrega do Selo Amigo do Catador e do certificado para as empresas que colaboram com a Coopercicla aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir).

 

A Tribuna - Mato Grosso