Newsletter
Notícias

Em Belo Horizonte, Governo debate protagonismo feminino na agricultura familiar

05/06/2018

Uma comitiva formada apenas por mulheres que representam secretarias e órgãos do Governo do Maranhão participou na última quarta-feira (30) de um encontro com representantes dos governos estaduais da Bahia, Piauí, Sergipe e Minas Gerais. A atividade aconteceu em Belo Horizonte e teve como tema ‘Protagonismo Feminino nos Espaços de Discussão do Fortalecimento da Agricultura Familiar’.

O grupo temático foi idealizado pela presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Loroana Santana. Para ela, o processo de extinção da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e Diretoria de Políticas para as mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário motivaram a criação de um Grupo de Trabalho de Mulheres para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres do campo, das águas e da floresta. “Esse grupo é um espaço para a consolidação e construção de políticas efetivas para as mulheres”, afirmou.

Na ocasião, os objetivos centrais do encontro foram: a construção de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário evidenciando a mulher rural; e a discussão da perspectiva e desafios na gestão cujo eixo articulador seja a equidade de gênero. Também presente no evento, a secretária Adjunta do Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais, Luciene Dias Figueiredo apresentou ações que Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, vem executando no tocante à mulher rural no Estado, como o Plano Mais IDH e ATER, junto às quebradeiras de coco babaçu.

Ao todo, 37 mulheres participaram do evento. Pelo Governo do Estado, também participaram das atividades a superintendente de Organização Produtiva da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Ladyanne Pinheiro; Cíntia Padilha da Agerp; Áurea Prazeres da Assessoria de Governo e Wilma Pereira, da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR).

A atividade faz Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, que conta com a presença de autoridades de 10 estados, ocorrerá no Maranhão no mês de julho.

Agência de Notícias do Maranhão