Newsletter
Notícias

Unimed realiza mais uma Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea

06/06/2018

A Unimed Litoral Sul promoverá mais uma Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea no próximo dia 15, das 13h30min às 16 horas, no Departamento de Saúde Ocupacional da Cooperativa, situado na rua General Osório, 489. A ação é aberta à comunidade.

A campanha ocorrerá em parceria com o Hemocentro de Pelotas com um total de 100 cadastros. Muitas pessoas necessitam de transplante de medula óssea e a chance de compatibilidade de sangue é de um para 100 mil. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

“Muitas pessoas procuram a nossa Unimed com a intenção de serem doadores. O objetivo é auxiliar o REDOME – Rede de Doadores de Medula à cadastrar cada vez mais possíveis doadores, com o objetivo final de salvar vidas”, comenta a assessora de comunicação da Unimed, Luciana Pacheco.

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE CADASTRAR COMO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA:

  • Ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde;
  • O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na COLETA de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA);
  • É preciso estar bem alimentado, não estar em jejum.
  • Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
  • Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;
  • Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;
  • Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;
  • Seu atual estado de saúde será então avaliado.

OBS: É necessário comparecer com documento de identidade.

Unimed Litoral/Sul