Newsletter
Notícias

Dia de Cooperar pretende mobilizar cooperativas com ações de responsabilidade social

21/06/2018

Com o tema Atitudes simples movem o mundo, o Dia de Cooperar (Dia C) 2018 oferece  serviços gratuitos à comunidade, no Largo da Setembrina do Parque da Redenção, em Porto Alegre, no sábado (30), das 9h às 17h. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) participa do Dia C com a divulgação do ramo cooperativista de consumo, por meio de parceria com a cooperativa Girassol.

A cooperativa Girassol faz parte do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), executado pela conveniada Emater, que oferece qualificação da gestão em cooperativas nas áreas de organização, gestão pessoal, finanças e custos, comercialização e marketing, gestão agroindustrial e ambiental.  Durante o Dia C, a equipe de cooperativismo da SDR vai informar ao público sobre os passos para formar uma cooperativa e sobre os programas da SDR. Também haverá a distribuição de sementes de hortaliças. 

“O foco é abranger o público urbano, para que conheça os benefícios de formar uma cooperativa, como por exemplo a compra em comum de artigos de consumo para seus cooperados”, explica o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann. O movimento já está consolidado no calendário nacional para o primeiro sábado do mês de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, mas este ano foi antecipado em função da Copa do Mundo. 

O desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isso, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

No Rio Grande do Sul, diversas ações já foram desenvolvidas nesse sentido: Inauguração de uma biblioteca de rua, em Santa Rosa; Campanha de Arrecadação de Donativos, em Espumoso; Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, em Porto Alegre; Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea, em Rio Grande; Limpeza das margens do Rio Taquari, em Taquari, Atendimento e shows para a comunidade, em Carlos Barbosa, dentre outras. 

Governo do Rio Grande do Sul