Newsletter
Notícias

Iperó inaugura primeira cooperativa de reciclagem

22/06/2018

A primeira cooperativa de lixo no município de Iperó foi inaugurada quarta-feira (20). O objetivo é capacitar cooperados locais para atuar na triagem de resíduos descartados pelos domicílios e empreendimentos comerciais da cidade, promovendo também educação ambiental da população e a coleta seletiva. O Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) Iperó é administrado pela Veolia Brasil e pela Danone. 

A Veolia Brasil instalou um galpão com 380 metros quadrados em uma área previamente recuperada. A coleta será iniciada de forma piloto no bairro George Oetterer, sempre às segundas-feiras. Gradativamente será estendida aos outros bairros do município.  

Os materiais recolhidos pela coleta seletiva da Prefeitura de Iperó serão levados para o galpão, onde os cooperados farão a devida separação e posterior venda. Toda a renda gerada desse trabalho será revertida para os cooperados. 

Por meio do Programa Novo Ciclo, da Danone, que possui 76 cooperativas parceiras espalhadas no Sul de Minas Gerais e São Paulo e que são acompanhadas por técnicos especializados, a Danone ofereceu capacitação à futura mão-de-obra da cooperativa em Iperó. Dois técnicos puderam transmitir conhecimentos de gestão financeira, recursos humanos e contabilidade, além de treinamentos especializados sobre a própria triagem de materiais aos novos trabalhadores.

Jornal Cruzeiro do Sul