Newsletter
Notícias

Sicoob SC/RS participa do maior evento de TI do setor financeiro

25/06/2018

São Paulo sediou, de 12 a 14 de junho a Ciab Febraban, principal conferência de TI do setor financeiro. O evento contou com uma área de exposição de 36 mil metros quadrados, 47 patrocinadores e mais de 350 palestrantes que abordaram os mais diversos temas ligados à tecnologia bancária. O evento teve público estimado em mais de 20 mil visitantes durante os três dias. Participaram pelo Sicoob SC/RS o gerente de Tecnologia da Central David Machado e a supervisora de Suporte, Pâmela Rodriguez, e pelas cooperativas do sistema Julio Cesar (Sicoob Credicampos), Carlos Bittarello e Edson Miotto (Sicoob MaxiCrédito), Eduardo Gruener (Sicoob Crediauc), Alan Spenasato (Sicoob Original) e Alberto Semprebon (Sicoob Credija).

Neste ano, Inteligência Exponencial foi o assunto central que norteou todo o conteúdo do evento. A ideia do tema foi a de debater a dimensão exponencial da inteligência aplicada no volume de dados cada vez maior gerado pela humanidade.

Dentre as discussões, foram abordados temas como o desenvolvimento de tecnologias e como Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, Open Banking e Internet das Coisas (IoT) implicam em constantes alterações no comportamento social, e como tais alterações podem rapidamente criar ou destruir negócios.

“Nosso papel é facilitar o processo de inovação tecnológica para que o setor financeiro brasileiro tenha potencial de se desenvolver ainda mais”, comentou Otávio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do Banco Central do Brasil.

Ele ainda comentou que a inovação tem ocorrido por vários motivos, mas o principal deles é pela própria evolução tecnológica. O aumento e barateamento do armazenamento com a chegada da computação na nuvem, a exploração e análise de dados incentivada pelo Big Data e Inteligência Artificial são algumas das inovações que estão tornando o setor financeiro mais moderno e eficiente, e os créditos mais baratos.

O diretor ainda reforçou que a inovação tecnológica é responsável pela revisão nos modelos de negócios dos próprios bancos, além de inserir novos players ao mercado e mudar o comportamento do usuário, especialmente com a explosão do mobile.

Fintech Day

O evento promoveu, ainda, o já tradicional Ciab Fintech Day, um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil. Neste ano, o campeonato envolveu fintechs e insurtechs, e, pela primeira vez, teve a participação de startups latino-americanas. O objetivo da competição é identificar startups que tenham sinergia e potencial para colaborar com bancos, seguradoras e instituições financeiras.

www.canaltech.com.br (com título e acréscimo do Sicoob Central SC/RS).