Newsletter
Notícias

Intercooperação está a caminho entre as cooperativas Primato e Cooperativa Nacional Agroindustrial

17/07/2018

Para que haja evolução e expansão nos negócios é preciso estabelecer parcerias que tragam mais oportunidades para que haja um aumento de rentabilidade. Mas, por se tratar de uma cooperativa, não é qualquer parceria que pode ser feita, afinal, é preciso estar alinhado com as premissas do cooperativismo e também da cultura e missão que a Primato Cooperativa Agroindustrial presa nas relações comerciais que desenvolve.

Com esse objetivo, os diretores da Cooperativa Nacional Agroindustrial, a Coonagro, fizeram uma visita à sede da Primato, no dia 11 de julho, para conhecer a estrutura agrícola e quais as possibilidades de parcerias para o futuro.

A Coonagro é uma cooperativa central agroindustrial constituída por outras nove cooperativas: Agrária, Coopagrícola, Nova, Frísia, Cooperval, Castrolanda, Cocari, Bom Jesus e Capal. Desde a sua criação em 2008, a Coonagro e suas associadas vêm avaliando como se posicionar no mercado dos principais insumos agrícolas, como forma de conseguir maior equilíbrio das forças que atuam neste segmento. Este movimento visa basicamente proteger-se dos efeitos da concentração de alguns setores, especialmente o de fertilizantes. 

A Coonagro não se estabelece como um “player” para disputar o mercado com os demais, mas sim como uma alternativa às suas associadas e seus clientes, que somando seus potenciais de compras poderão enfrentar de forma mais segura os momentos de distorção de preços, variação de câmbio e elevação do “apetite” das empresas por margens. Ao concluir seu planejamento estratégico em 2012, definiu-se que o foco seria o fertilizante, e assim buscou-se a execução do Projeto Fertilizantes que culminou na aquisição da unidade da Delta Fertilizantes no final do primeiro semestre de 2015. Após grandes investimentos em reformas e modernização da unidade, treinamento e capacitação dos seus colaboradores, a Coonagro Fertilizantes está preparada para produzir uma diversificada linha de fertilizantes granulados com diferentes níveis de tecnologia.

Segundo o diretor executivo da Coonagro, Mário Sergio do Prado, a visita foi para conhecer a estrutura da Primato e avaliar as possibilidades de parceria na parte de fertilizantes. “É uma grande satisfação estarmos aqui em Toledo na sede da Primato, a gente percebe que a simplicidade e os objetivos da cooperativa são muito parecidos com a da Coonagro, que é crescer junto e tem tudo haver com o cooperativismo”, explicou Mário que complementou, “estamos desenvolvendo uma futura parceria na parte agrícola, voltada mais a fertilizantes”.

Desde que iniciou a Primato Agrícola, a cooperativa vem desenvolvendo várias parcerias para apresentar soluções inteligentes aos cooperados e produtores da região de atuação. Segundo o vice-presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial, Cezar Luiz Dondoni, a visita da Coonagro é uma grande possibilidade de parceria e importante passo ao crescimento na parte agrícola. “Receber a equipe da Coonagro em nossa sede é uma satisfação, observando que existem muitas possibilidades de negócios para a Primato e será uma parceria que, sem dúvidas, vai trazer resultados expressivos”, explicou Cezar que complementou, “assim como comentando por eles, a simplicidade que a Primato desenvolve o trabalho é semelhante à que eles aplicam em seus parceiros se seria importante avançarmos nessa negociação, afinal, estamos iniciando na parte agrícola e é fundamental uma parceria na parte de insumos agrícolas, apresentando aos cooperados mais essa forte marca em nosso portfólio de produtos”.

Imprensa Primato