Newsletter
Notícias

X Encontro de pesquisadores latino-americanos em cooperativismo

17/07/2018

Entre os dias 2 e 3 de agosto de 2018, será realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina a décima edição do encontro organizado pela Rede Latino-americana de pesquisadores em cooperativas com o tema “As cooperativas como construtoras de inclusão”.

A Rede Latino-americana de pesquisadores em cooperativas (RLIC, sigla em espanhol) foi criada em 2000 com o propósito de estimular a reflexão sobre os problemas do cooperativismo na região e gerar um debate crítico sobre o trabalho cooperativo estabelecendo vínculos colaborativos para a pesquisa e incentivando o fortalecimento das relações entre o campo cooperativo e o campo acadêmico. É um espaço aberto a todas as pessoas interessadas em compartilhar pesquisas sobre o modelo cooperativo.

Os encontros promovidos pela RLIC constituem o evento cientifico multidisciplinar mais significativo no campo da pesquisa latino-americana sobre cooperativas. A partir do ano 2000, nove reuniões foram realizadas até agora, patrocinado por diferentes universidades e instituições cooperativas, as quais participaram um número muito significativo de acadêmicos e profissionais.

Com o motivo de celebração do Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas em 2017, a Aliança Cooperativa Internacional propôs centrar o tema da inclusão, ao considerar que “as cooperativas asseguram que ninguém seja deixado para trás”. Esta temática reflete o interesse de focar nas pessoas por parte das cooperativas e sublinha os princípios cooperativos da adesão aberta e democrática, controlo democrático e participação econômica dos membros, destacando que as cooperativas fornecem um espaço onde todas as pessoas, sem se importar com raça, gênero, cultura, origem social ou circunstâncias econômicas, podem responder as necessidades e construir comunidades melhores. Este desafio se associa também a necessidade de adotar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, colocando a dignidade e os direitos das pessoas no centro das políticas e decisões dos governos.

Nesse contexto, a RLIC convoca o X Encontro de Pesquisadores Latino-americanos em Cooperativismo tem como tema “as cooperativas como construtoras de inclusão”, uma questão de importância significativa para a investigação das iniciativas em que cooperativas intervêm.

O encontro será realizado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires, organizado nesta oportunidade pelo Centro de Estudos do Sociologia do Trabalho.

Mais detalhes sobre o evento acesse o link https://s.coop/rlic

Redação EasyCOOP com informações da COOP Américas