Newsletter
Notícias

Região de Cascavel (PR) ganha sua primeira cooperativa mirim

19/07/2018

Com o objetivo de buscar melhores oportunidades e transformação local aos pais e filhos por meio do cooperativismo, que 17 crianças, entre 7 e 14 anos, fundaram no condomínio Terra Nova I, em Cascavel (PR), a primeira Cooperativa Mirim da região, a COOTEN I (Cooperativa Terra Nova I). Os preparativos para a constituição da cooperativa se iniciaram ainda em fevereiro, por meio de uma sensibilização sobre programa Cooperativa Mirim.

A cooperativa e dirigida e coordenada pelos próprios associados mirins. A COOTEN I, realizarão trabalhos na confecção de jogos cooperativos e educativos com a utilização de materiais recicláveis. “Me sinto muito grata pela oportunidade que o Instituto Sicoob está me proporcionando em poder participar de um programa tão grandioso e tão eficaz na ponta. Ver a transformação dessas crianças em três meses de processo de constituição foi algo incrível porque quando plantamos a semente do cooperativismo e do empreendedorismo nós sabemos que não há limite. Então vai ser um sucesso, já está sendo um sucesso.” descreve a Coordenadora de responsabilidade social do Sicoob Credicapital e Pessoa de Apoio Estratégico do instituto Sicoob, Vanessa Mota.

O programa de criação de cooperativas mirins é de iniciativa do Instituto Sicoob, com apoio da Cooperativa Sicoob Credicapital e tem como objetivo disseminar os valores e princípios do cooperativismo, promover atividades econômicas, sociais e culturais, além de estimular o empreendedorismo e formar novos líderes comunitários. "O programa Cooperativa Mirim tem uma importância muito grande para todos nós porque, além de estar ensinando as crianças, por meio prático os valores e princípios do cooperativismos, está também fazendo com que a criança desenvolva o respeito a si própria, aos companheiros de grupo e , por fim, respeite a comunidade onde ela está inserida", exemplifica o Presidente da Cooperativa Sicoob Credicapital,  Guido Brisolin Júnior. Atualmente, já são 18 Cooperativas Mirins fundadas entre os estados do Pará e Paraná, com mais de 585 associados mirins.

Assessoria de imprensa?