Newsletter
Notícias

Colômbia: Ministério do Trabalho ouve propostas do cooperativismo

19/02/2019

Os líderes cooperativistas colombianos reuniram-se com dois vice-ministros para mostrar propostas e analisar uma política pública para o setor cooperativo e solidário que busca gerar uma cultura de prosperidade coletiva.

Na reunião, o Ministério do Trabalho foi representado pelo vice-ministro de Relações Trabalhistas, Carlos Baena e o vice-ministro do Emprego Andrés Felipe Uribe. Do lado dos cooperativistas estiveram presentes, o presidente executivo da Confecoop, Carlos Acero, a diretora executiva de Ascoop, María Eugenia Pérez Zea, o delegado de Analfe, Ivan Darío Duque e o dirigente da Conamutual, Vicente Suescún.

O objetivo da reunião foi revisar e discutir questões de fortalecimento e institucionalização do setor cooperativo e solidário da Colômbia, a partir das visões das duas partes e da proposta que cada um deles colocou na mesa.

Alguns temas que foram tratados:

1 – Formulação de uma política pública para o setor cooperativo e solidário, que é uma solicitação que o setor solidário tem solicitado reiteradamente nos últimos governos.

2 – Compromisso para que as cooperativas, os fundos de empregados e mútuos dão impulso à política de Benefícios Econômicos Periódicos (BETS), programa de poupança individual, independente, autônoma e voluntária que serve de proteção à velhice.

3 – Revisão da circular que esclarece os conceitos sobre contribuições à previdência social por parte de empresas solidárias, como tem sido repetidamente solicitado pelos sindicatos.

4 – Cooperativas como condutores de equidade e economia de laranja, aspectos em que tanto a proposta do governo quanto os planos estratégicos da cooperativa coincidiram.

5 – Acessa das cooperativas à lei das PME e do empreendedorismo, como mecanismo de promoção da economia solidária e de um ato de equidade para o setor.

A reunião foi realizando em um ambiente de amabilidade e espirito de colaboração mútua e os dirigentes solidários disseram que era favorável aos propósitos do setor porque foram estabelecidos compromissos e tarefas para avançar nas questões da agenda.

Asociación Colombiana de Cooperativas ASCOOP