Newsletter
Notícias

Frencoop Fluminense será reativada no dia 4 de março pela ALERJ

19/02/2020

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) reativa no próximo dia 4 de março, às 10h, a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (Frencoop Fluminense). A presidência da Frente Parlamentar será do Deputado Estadual Jorge Felippe Neto.

A Frencoop Fluminense – que contará com parlamentares integrantes em outras legislaturas e novos representantes em sua composição – tem por objetivo reunir deputados do Rio de Janeiro em prol do cooperativismo e ampliar o espaço das cooperativas em políticas públicas.

Parte das questões a serem levadas aos deputados é fruto das reuniões que o Sistema OCB/RJ tem feito com membros do governo estadual e que podem ser contempladas com ajustes feitos pelo Legislativo na lei que define a Política Estadual de Incentivo ao Cooperativismo.

“Vamos dialogar com o Legislativo e estruturar uma base forte de representantes, conscientizando os deputados de que o cooperativismo é um dos melhores caminhos para a retomada do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Buscaremos, assim, potencializar as ações do nosso movimento, inserindo-o entre as prioridades na agenda política de cada parlamentar”, explica o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita.

Cooperativismo no Rio de Janeiro 

Uma das metas da Frencoop Fluminense é fazer com o cooperativismo fluminense retome a força que teve em décadas passadas. Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, publicado pelo Sistema OCB, em 2019, o Estado do Rio de Janeiro possui 439 cooperativas, 180 mil cooperados e cerca de 7.500 empregados. Os ramos Saúde, Transporte, Crédito, Agropecuário e Trabalho são os que mais se destacam.

 

Assessoria de Imprensa OCB/RJ