Newsletter
Notícias

Ilhabela conta com atuação de cooperativa de catadores de resíduos

27/02/2020

Visando atender a Lei Nacional 12.305/2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Ilhabela agora conta com a atuação da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Ilhabela Ambiental, a Coopercati Ambiental. A referida lei incentiva a criação e o desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associações de catadores de materiais recicláveis.

Formada em 10 de dezembro de 2019, a Coopercati Ambiental é composta por moradores locais, sendo a primeira do ramo na cidade. É uma iniciativa de coletores que passaram pelo curso de cooperativista e treinamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Acreditamos no atendimento à Legislação pelo nosso município. Isso vai gerar sustentabilidade e uma distribuição de renda justa para as famílias cooperadas, vai desenvolver o mercado local e a própria sociedade por meio da proposta de levar cursos e treinamentos comunitários, propagando conhecimentos voltados para o meio ambiente e o reaproveitamento de materiais e criação de novos produtos reciclados. Entre outros instrumentos da Política Nacional, temos as coletas seletivas e os sistemas de logística reversa”, afirma a instituição.

Em contato e parceria com a Prefeitura, a associação coleta materiais recicláveis, realiza a triagem e os destinam para outras cidades, como Caraguatatuba (SP).

Em janeiro, a Coopercati Ambiental participou da ação de cuidado e preservação do Meio Ambiente e Preservação da Vida em Ilhabela, promovido pelo Instituto Limpa Brasil Let´s do it, uma mobilização mundial, pela primeira vez na cidade que, além da limpeza, realiza ações de conscientização. Na ocasião, os voluntários recolheram 49,550kg de material reciclável, 3.412 unidades de bitucas de cigarro e 27,980kg de rejeitos.

No Carnaval 2020, a cooperativa colaborou com a limpeza da avenida do samba, no Centro Histórico – Vila, com a coleta e triagem de resíduos recicláveis.

 

Portal R3 com prefeitura de Ilhabela