Newsletter
Notícias

Funcionários da Cooperlix relatam a importância dos trabalhos da cooperativa para o meio ambiente

16/03/2020

As ações de coletas seletivas que a Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix) desenvolvem na cidade, estão ligadas ao conceito de sustentabilidade ambiental, lutando pela preservação da natureza, possibilitando assim, uma melhor qualidade de vida aos que ali vivem.

Segundo o presidente da Cooperlix, Diego Victor dos Santos, a cooperativa teve início em 2002, quando o atual prefeito da época, resolveu implantar a coleta seletiva no município. Um plano de trabalho foi desenvolvido com a ajuda das faculdades locais e, posteriormente, alguns coletores foram transferidos para ajudar nos trabalhos da nova cooperativa, assim como Diego que começou a atuar no local.

“A Cooperlix tem o intuito de gerar renda ao município, inclusão social, crescimento pessoal dos cooperadores e, além disso, ainda busca ser um agente de preservação do meio ambiente”, comenta.

Recentemente, Presidente Prudente foi destaque ao conquistar pela primeira vez o Selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), sendo a 17ª colocada na maior certificação do Estado de São Paulo, entre as 600 cidades que mais se destacam em ações de sustentabilidade.

Em cinco anos desde que Diego se tornou um cooperador, foi possível obtever muitos aprendizados no ambiente, hoje, considera a Cooperlix essencial na vida dele.

“Para mim, a cooperativa representa crescimento pessoal e profissional, é onde tiro o sustento da minha família. Ali me mostrou como é a vida, enfrentei vários desafios, mas sempre segui em frente e nunca desisti”, ressalta.

A cooperadora, Lilian Bernardes Cardoso, também foi uma das selecionadas a abandonar o aterro sanitário do município e fazer parte da equipe de coleta seletiva que, atualmente, conta com cerca de 90 integrantes. A inserção dos catadores na cooperativa representa uma melhoria da qualidade vida e renda destes trabalhadores.

“Tudo o que eu consegui até hoje; minha carta, meu carro e minha situação financeira, só tenho a agradecer ao prefeito por acreditar em nós e em nossa capacidade, além do Diego, que faz tudo pesando no nosso benefício. A Cooperlix até hoje está dando tudo certo e, com a nossa equipe lá, a tendência é só crescer”

Na Cooperlix, Lilian acompanha a questão de sustentabilidade de Presidente Prudente diariamente, fazendo com que lá dentro, obtivesse vários ensinamentos sobre a preservação do meio ambiente.

“Aprendemos que não podemos prejudicar a natureza, temos que fazer nossa parte, separando o reciclável do lixo orgânico. Por trás disso, estamos dando nosso trabalho ao limpar o meio ambiente. A cidade agradece!”, finaliza.

 

 

Letícia Petile - Solutudo