Newsletter
Notícias

Rio de Janeiro: Cooperativas poderão participar de feira virtual de artesanato

15/07/2020

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) abriu inscrições para a Feira Virtual do Artesanato com a exposição dos trabalhos dos artesãos fluminenses. Cooperativas de artesãos poderão participar.

Para tal, é necessário enviar um email com as fotos dos produtos. Além disso, é preciso fazer parte do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e ter a Carteira Nacional do Artesão, dentro do prazo de validade.

Podem participar: artesão individual, cooperativas e grupos produtivos. Quem quiser participar deve enviar as fotos para o email feiravirtualartesanatorj@gmail.com com fundo branco e mais de 1.000 pixels. A Setur informou que irá selecionar quatro imagens por artesão individual.

No caso das associações, cooperativas e grupos produtivos, serão também quatro fotos selecionadas, porém se as técnicas dos produtos forem diferentes. Nesse caso, o envio não pode ter mais que oito imagens.

Os artesãos de todo o estado podem participar. Na Região Serrana do Rio, por exemplo, só Teresópolis tem 586 profissionais cadastrados na prefeitura.

Além disso, as fotos devem ser de um único produto. Entretanto, se for um kit, pode ser com mais itens, como conjunto de cestos, banho e rosto e toalhas, por exemplo.

A Setur-RJ ainda anunciou que após o envio dos emails, os produtos vão passar por uma curadoria do Programa de Artesanato Brasileiro, para poder participar da Feira Virtual.

O artesão também deve enviar um texto com no máximo quatro linhas onde deve incluir seu nome, contato, município, além das características do produto, técnica, matéria-prima sua utilidade e as medidas.

O preço não precisa ser enviado já que as negociações serão feitas diretamente com o cliente.

Ainda para participar, a Setur-RJ pede que os artesãos entreguem o produto igual o mostrado na foto e na descrição, zelando pelo bom acabamento e qualidade, respeitando o prazo para entrega, além de praticar preços justos.

Algumas peças já foram selecionadas e estão disponíveis nas redes sociais da Feira Virtual de Artesanato.

Governo do Estado do Rio de Janeiro