Newsletter
Notícias

Em sua 4ª participação no Dia C, Coapa apoia projeto voltado a gestantes

14/06/2018

Há quatro anos, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) participa do Dia de Cooperar (Dia C), ação que envolve vários voluntários e desenvolve trabalhos que visam a melhoria de vida da comunidade de Pedro Afonso nas áreas de saúde, educação, esporte e meio ambiente, entre outras.

Em 20018, um das ações apoiadas é o “Projeto Vida: Humanizar é preciso”, desenvolvido  pela Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Na noite dessa terça-feira, 12, representantes da cooperativa, juntamente com integrantes da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), participaram da primeira edição do “Arraiá das Gestantes”, no Setor Portelinha.

O evento será realizado em todas as unidades de saúde de Pedro Afonso e conta com momentos de informações e descontração para envolver pais, mães e equipes médicas na busca de um pré-natal cada vez mais humanizado.

O projeto, que visa melhorar um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil, buscando garantir um sistema mais humanizado e de atenção ao paciente, nasceu da necessidade de organizar o processo de trabalho do pré-natal no âmbito municipal, assim como aperfeiçoar o índice de adesão das gestantes no primeiro trimestre da gestação.

Para a gerente de Desenvolvimento Humano e Cooperativista da Coapa, Maria Silvana Ramos, a participação em projetos como este fomenta o protagonismo da cooperativa e possibilita uma integração maior com a comunidade. “A Coapa sente-se orgulhosa de participar de ações como essa, pois abrange muito do nosso propósito enquanto cooperativa, além de garantir o cumprimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, afirmou.

Silvana destacou, ainda, o papel da cooperativa na sociedade. “Muito mais que uma cooperativa, a Coapa tem sido uma ferramenta de mudança social que trabalha em diversas frentes. Na saúde temos a função de fazer com que seja assegurado uma vida saudável, além de promover o bem-estar para todos e por isso estamos inseridos em diversos contextos para garantir esse princípio”, completou.

Uma das primeiras integrantes do “Projeto Vida: Humanizar é preciso”, Deusiana Silva, 29 anos, atualmente com um filho de dois meses de vida, contou que a iniciativa tem auxiliado diversas mães na melhoria da qualidade de vida e nos cuidados com os bebês.

“É algo inexplicável, toda a atenção e a união tanto da prefeitura quando da cooperativa para poder fornecer esse atendimento diferenciado a nós gestantes e mães. Todo esse cuidado faz com que o processo de gestação seja agradável e mais saudável, não apenas para o bebê, mas para toda a família”, ressaltou.

Dia C

Além do projeto “Vida: Humanizar é Preciso”, a Coapa realiza, nesta próxima sexta-feira, 15, mais uma edição do Dia de Cooperar, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pedro Afonso. Também participam a Coed e o Sicredi

O evento terá brincadeiras, pintura facial e lanche.

Também para auxiliar a instituição, a cooperativa realizará, no dia 17 de junho, a 1ª Pedalada Cultural Cooperativista. O evento que une esporte, cultura e lazer arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados à Apae. A meta é arrecadar mais de 200 quilos de mantimentos.

 

Portal Surgiu