Newsletter
Notícias

MNCR participa do 9° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

14/06/2018

Coordenação dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participam do Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.

A participação iniciou antes mesmo da abertura oficial, no pré fórum, onde a coordenação dos Estados discutiu sobre a tecnologia social da Coleta Seletiva Solidária. Os representantes participaram de das mesas debatendo a gestão integrada de resíduos sólidos e apresentado a Reciclagem Popular como uma rota tecnológica que garante a educação ambiental, a responsabilização dos geradores e principalmente as empresas fabricantes, distribuidoras, além da estruturação da reciclagem no Brasil, garantindo a inclusão social sobre a premissa de defesa do meio ambiente. Na logística reversa defendemos que os recursos sejam investidos diretamente nas organizações de catadoras e catadores, com valores que sejam condicentes com a produção, afim de realmente responsabilizar aqueles que são poluidores.

O Catador e representante do MNCR Dorival Santos defende que "a luta dos catadores é em defesa da nossa natureza, valorizando quem realmente trabalha, cobrando a valorização e o reconhecimento da nossa categoria". Roselaine Mendes, representante do MNCR no Estado do Paraná, declarou que é "importante os espaços de articulação entre catadores, governo, empresas e sociedade para que possamos de fato ser valorizados". O evento termina amanha, sendo que pela manhã, terá uma mesa, onde o MNCR ainda terá mais uma participação em mesa.

Setor de Comunicação MNCR