Newsletter
Notícias

Uniprime Pioneira do PR pratica o bem e fortalece a intercooperação

11/07/2018

Ações que beneficiaram as comunidades e fortaleceram o espírito cooperativo entre as entidades: essa foi a dinâmica do Dia de Cooperar nas cidades que fazem parte da área de atuação da Uniprime Pioneira do Paraná e onde houve a participação da singular em atividades diversas, juntamente com outras cooperativas parceiras. 

Em Toledo, pelo terceiro ano consecutivo, nove cooperativas trabalharam em conjunto para desenvolver uma ação de alto impacto. Nessa edição, a APA – Lar dos Idosos de Toledo – foi a instituição escolhida para ser a beneficiada. As cooperativas irão promover, no decorrer deste mês, uma reforma na estrutura do telhado, o que irá proporcionar mais segurança e conforto para os 21 idosos atendidos. Paralelo a isso, aconteceu durante todo o dia 30 de junho, a arrecadação de donativos para a entidade, como fraldas geriátricas, lenços umedecidos, sabão em pó e água sanitária.

Já em Ubiratã, as crianças foram o foco da ação do Dia C. A entidade filantrópica SOS Cícero Nuto Figueiredo foi a beneficiada. Desde junho, as cooperativas envolvidas vêm comercializando brindes, os chamados Presentes Solidários (quadro-cofre, caixinha de chá e kit churrasco). O valor arrecadado será utilizado na ampliação da estrutura da entidade. Além disso, e para celebrar a data, as crianças da instituição foram convidadas a participar de uma tarde divertida, com muitas brincadeiras e diversão.

A intercooperação também esteve presente em Palotina. Sete cooperativas se uniram e somaram forças com duas universidades para trabalharem de forma conjunta e voluntária na arrecadação de alimentos, roupas, fraldas geriátricas, cobertores, calçados e brinquedos. Todos os donativos – cerca de 1,2 toneladas de alimentos e 1 tonelada de roupas e agasalhos – serão doados para duas entidades do município: Lar da Fraternidade e Auxílio Fraterno. A mobilização foi celebrada na Praça Amadeo Piovesan, com brinquedos para crianças, pintura facial, apresentações artísticas, oficinas de sabão, aulas de danças e muitas outras atividades que fortaleceram o cooperativismo.

A parceria público-privada aconteceu em Goioerê, onde duas atividades marcaram o Dia C: uma no Batalhão de Polícia Militar, onde foram confeccionadas 10 mil fraldas geriátricas que serão doadas a entidades do município; e outra, na praça da Biblioteca Municipal. As entidades se uniram e promoveram o Saúde em Cooperação, com atividades de zumba, distribuição de mudas de chá, orientações médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações diversas.

Já em Marechal Cândido Rondon sete entidades assistenciais serão beneficiadas com os mais de 12 mil donativos arrecadados a partir da Campanha do Dia C – Dia de Cooperar, realizada por 11 cooperativas durante o mês de junho e tendo como ponto alto o evento realizado no sábado (30/06). Ao todo, foram arrecadadas mais de 10 mil peças de roupas, 1.000 produtos de limpeza, 620 pares de calçados e 519 litros de leite. Também foram efetuados 117 novos cadastros de doadores de sangue. O evento oficial do Dia C, realizado na Praça Willy Barth, reuniu centenas de pessoas entre voluntários, doadores e beneficiados pelas ações de saúde, esporte, cultura e lazer. 

A abertura da programação contou com a presença de representantes das cooperativas e de todos os parceiros na iniciativa: Copagril, Sicredi, Sicoob, Cercar, Unimed, Uniprime, Cresol, Cooperlindeiros, Frimesa, Cooperagir, Coofamel, Acimacar, Cojem, Sesc, Saae, prefeitura e Associação Sangue Bom. Além de instalar um ponto de arrecadação de donativos na praça, foram realizadas atividades, como apresentações culturais, promovidas pela Secretaria de Cultura do município e pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG), roda de chimarrão, atividades recreativas promovidas pelo Sesc e pela Secretaria de Esportes, além de ações voltadas à saúde, como aferição de pressão, testes de glicemia e cálculo do índice de massa corporal. Durante o dia, voluntários também fizeram distribuição de folders em vários pontos da cidade, visando difundir o Dia C, o cooperativismo e também a importância de ser doador de sangue.

Imprensa Uniprime Pioneira do Paraná