Newsletter
Notícias

Cooperados do Sicoob São Miguel conhecem programa inédito de Gestão de Indicadores

13/07/2018

Depois do lançamento inédito no Extremo-Oeste catarinense, o Programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR) foi apresentado aos cooperados e funcionários do Sicoob São Miguel, em São Miguel do Oeste. Sucesso no Brasil e nas regiões de Santa Catarina onde foi aplicado, a solução é estratégica para a adoção de um modelo de gestão com base em indicadores e metas, visando aumentar a competitividade no mercado.

Durante o evento, o consultor credenciado ao Sebrae/SC, empresário na área de consultoria, construção civil e investidor de startups, Ricardo Titericz, abordou o tema “Gestão em Tempos de Crise”. Com base em exemplos, demonstrou a importância de se preparar para momentos de instabilidade econômica com a adoção de estratégias para evitar que o cenário econômico desfavorável afete no lucro dos negócios. Segundo ele, os efeitos negativos ocorrem por falta de uma gestão orientada para resultados porque a empresa não está focando na lucratividade. “A preocupação muitas vezes existe, mas as decisões tomadas não conseguem identificar se aquela ação gerou resultados positivos”, explicou, e destacou a importância de todas as áreas conhecerem as ações e os indicadores.

A programação seguiu com uma ampla abordagem sobre o GIR, conduzida pelo gestor de Negócios do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras, que demonstrou a metodologia e os resultados que poderão ser obtidos com o Programa Gestão de Indicadores de Resultados. “O GIR foi criado por especialistas em pequenos negócios para que o empreendimento cresça, lucre e seja competitivo. É destinado para empresas de pequeno porte que possuem uma gestão mais complexa e estruturada, mas que necessitam aprimorar para obter um olhar mais estratégico. São negócios com atuação acima de dois anos e com mais de 20 funcionários”.

O diretor Comercial do Sicoob São Miguel, Marcelo Trevisan, disse que “a palestra foi relevante porque possibilitou uma melhor compreensão sobre o programa e demonstrou sua importância para a gestão eficaz dos indicadores. Tivemos cerca de seis empresas interessadas e, certamente, a partir das visitas, teremos número significativo de participantes para formação de uma turma. Temos conhecimento de várias empresas pensando em tomar algumas decisões e o GIR ajudará a avaliar a melhor forma de seguir em frente”.

O analista técnico do Sebrae/SC, Miguel Gomes Garrido, reforçou que o evento trouxe um retorno expressivo e tudo indica que foi um passo importante para iniciar uma turma. “Estamos satisfeitos com a parceria do Sicoob São Miguel, que não mede esforços para auxiliar os associados, tanto na sua missão de gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis por meio do cooperativismo, quanto no incentivo ao aperfeiçoamento profissional, que também representa uma importante ferramenta para o fortalecimento dos negócios no mercado”.

Sebrae/SC.