Newsletter
Notícias

SICREDI FRONTEIRAS: Cooperativa investe em programa de gestão para maior eficiência administrativa

09/08/2018

Com o objetivo de evoluir em práticas de gestão e de governança, que constituem a base de programas de melhoria contínua, ampliando, assim, sua competitividade e eficiência, a Sicredi Fronteiras PR/SC/SP passa a trabalhar o Programa de Excelência da Gestão das Cooperativas – PEGCOOP.

A expectativa é de que com este avanço a cooperativa maximize seus resultados, profissionalizando a gestão ainda mais, e melhorando seu modelo de negócio baseado no modelo das cooperativas. Os critérios de avaliação são fundamentados no modelo de excelência de gestão, da Fundação Nacional de Qualidade.

Na Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, o lançamento do programa ocorreu no dia 24 de julho, e contou com a presença do presidente José César Wunsch; diretores Adriana Mees; Fabio Junior Camera; assessores administrativos e da área de negócios, gerentes de agência e gerentes administrativos e colaboradores da sede da cooperativa.

O evento teve ainda a presença da Central PR/SP/RJ, representada pelo diretor de Supervisão, Reginaldo José Pedrão; do gerente da área de Processos, Wesley Fonseca; e consultora de Processos Marigray. Representando o Sistema Ocepar, esteve presente o coordenador do PEGCOOP no Paraná, Alfredo Benedito Kugeratski Souza.

Com o objetivo demonstrar de forma simples o funcionamento do PEGCOOP, além de engajar os participantes que, a partir de agora, serão os representantes no comitê de excelência para implementação do programa na cooperativa. 

De acordo com Rafael Muhamad, assessor de processos e qualidade, este é o primeiro passo para iniciar a aplicação, considerando que o programa possui data para iniciar, mas não possui prazo de encerramento. “Os processos de melhorias são constantes e mesmo chegando ao nível máximo de excelência desejado, sempre será necessário revisitar todos os processos analisando o mercado como um todo, para manter a excelência na gestão, prezando pela excelência dos processos internos levando a melhor experiência ao associado” destacou Rafael.

O palestrante Marcelo Karam levou os presentes a refletir sobre a importância do acompanhamento das ações destacando de forma lúdica, que se faz necessário sempre questionar se o método atual é a melhor solução ou se o processo pode ser otimizado.

O presidente José César Wunsch ponderou que desde a constituição da cooperativa, a busca pela melhoria é uma constante. “A velocidade da informação, cada vez mais requer investimento em capacitação da equipe, análise constante de mercado e, de forma especial, com a nossa eficiência operacional. Esse programa vem para contribuir na busca pela excelência de gestão”, finalizou César. 

Imprensa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP