Newsletter
Notícias

Agricultura Familiar de Siderópolis inspira criação de cooperativa em Turvo

13/09/2018

Os alimentos de qualidade, frescos e saudáveis produzidos pelos agricultores que compõem a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Siderópolis (Cooperbelluno), inspiraram o município de Turvo para a criação de uma cooperativa para a cidade.
O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, recebeu os idealizadores do projeto que buscam pesquisar e aprender como funciona a Cooperbelluno. “Estamos e sempre estaremos de portas abertas para receber outros municípios, ainda mais quando se fala de um quesito em que a cidade está se tornando cada vez mais forte”, comentou o prefeito.
“Aproveitamos a oportunidade para além de tirar dúvidas, visitar três agroindústrias que tínhamos interesse em ver a estrutura. Foi por meio de uma médica veterinária de Turvo que tivemos o contato da Cooperbelluno e decidimos marcar uma visita técnica”, ressaltou a secretária de Indústria, Agroindústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário de Turvo (Siaco), Natássia Cardoso Bilesimo.
A secretária acrescenta ainda que após visitas anteriores em dois outros municípios, a cooperativa de Siderópolis é a que mais se aproxima da realidade do município de Turvo. “Desde quando assumi a pasta da Indústria e Comércio de Turvo, apareceram muitos agricultores pedindo ajuda de como poder comercializar os seus produtos e com certeza a Cooperbulluno é nosso exemplo a ser seguido”, concluiu.
Participaram da conversa ainda o diretor de turismo de Siderópolis, Dirlei Bortoluzzi, o presidente da Cooperbelluno Raul Viola, o agricultor Adriano Scarmagnani, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ronaldo Remor e o funcionário Jorge Olivo; o assessor da de Turvo, Ícaro Bardini e a chefe do Departamento do Movimento Econômico daquela cidade, Josiane Biz Tomas.

Sul Notícias