Newsletter
Notícias

4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unimed Presidente Prudente reúne 300 colaboradores

10/01/2019

A saúde mental no ambiente de trabalho foi um dos enfoques da Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT, realizada pela Unimed Presidente Prudente entre 10 e 14 de dezembro na sede da Unimed e dia 12 de dezembro no Hospital Unimed.  A Sipat reuniu cerca de 300 colaboradores.

Leonardo Ratti, psicólogo e coach, abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, com o tema: “Por que resistimos às mudanças?”. A palestra abordou os hábitos do dia a dia que de forma imperceptível traz resistência ao novo e que, o autoconhecimento é importante para as pessoas. “Nas palestras busco sempre falar sobre autoconhecimento. Um colaborador pertencente a empresa, que sabe sua importância nos processos, desenvolve muito mais e, é muito mais motivado. Por consequência, a empresa fica satisfeita e rendimento é maior ”, completa Ratti.

Paulo Veronese analista de sistema e coordenador da Sipat 2018, falou que o objetivo foi trazer à tona temas significativos com as realidades internas da cooperativa, as mudanças para os colaboradores geram expectativas, por isso as temáticas são voltadas para a saúde mental.

“Este ano, a Sipat foi mais voltada para a saúde mental do colaborador já que a Unimed está mais competitiva no mercado, com mudanças importantes para o perfil profissional de cada colaborador, então, este é o momento de agregarmos mais conhecimento e informação aos colaboradores”, explica.

Joselene Alvim participou do segundo dia da Sipat. A mestre em educação enfocou o uso da tecnologia na vida das pessoas. Afinal, qual o limite entre uso e abuso das redes? “Hoje, a internet facilita muito a vida das pessoas e no ambiente de trabalho não é diferente. Estamos ajudando o colaborador a saber os sinais da dependência da internet, qual é o limite que a internet está sendo usada para facilitar a vida ou criando uma dependência”, explica Alvim.

Ellen Novais, analista de Compliance, falou o que a Sipat 2018, trouxe discussões importantes para o atual momento da cooperativa. “Este ano a Sipat veio agregar bastante com o trabalho que estamos desenvolvendo. A Unimed acabou de implantar o setor de Compliance, que vai trabalhar conduta e hoje essa questão da tecnologia abusiva atrapalha bastante o profissional. A palestra foi perfeita e contribuiu muito para o projeto que estamos desenvolvendo que é melhorar as condutas destas ações no trabalho”, destacou a analista.

Um dos temas da semana, foi indicação dos próprios colaboradores da Unimed Prudente. A Motivação no Ambiente de Trabalho foi solicitada pelos colaboradores que atuam no Hospital Unimed e foi, lá no auditório da unidade hospitalar que o evento foi realizado com a participação do docente da FGV, Fábio Nogueira.  Segundo o coordenador do Hospital Unimed, Carlos Alberto Sacchetin, a palestra trouxe uma motivação para o dia a dia do profissional que trabalha dentro do hospital. “Hoje eles aprenderam a lidar com as emoções e vão levar estes ensinamentos para o trabalho acreditando que as metas definidas serão atingidas, com mais entusiasmo”, finaliza.

Para a nutricionista, Edna Aparecida Fernandes, a palestra sobre motivação foi muito dinâmica. “Eu estava precisando dessa palestra de motivação, a vida profissional é um seguimento da vida pessoal e vice-versa. A abordagem feita pelo professor nos fez perceber que, a motivação está dentro de cada um e precisamos encontrar um significado para que alcançarmos os nossos objetivos”, disse.

Comportamento seguro e percepção dos riscos para prevenir acidentes no trabalho, em casa e no laser, foi o tema ministrado pelo engenheiro eletricista em de segurança do Trabalho, Vinicius Alferes de O. Motta, no último dia da Sipat. “Temos que saber a importância de identificar os perigos e reconhecer os riscos que existem nas atividades e no ambiente de trabalho, para que possamos mudar comportamento e atitudes”, explicou Motta.

Segundo Gelson Petroski, coordenador de gestão de pessoas da Unimed Prudente, a Sipat é um evento que consegue resumir o que a cooperativa pratica durante o ano em relação à ginastica laboral, lições de segurança e atendimento e bem-estar ao colaborador. “Todo esse trabalho e atenção que a cooperativa disponibiliza ao colaborador reforça durante a sipat um novo enxergar ao colaborador que deve ter segurança no trabalho e volte para casa feliz. A Sipat nos últimos três dias tiveram mais participantes do que esperávamos e demostrou a qualidade dos participantes e do evento”, explica Petroski.

A Unimed presenteou os colaboradores que participaram da Sipat com brindes sorteados durante a semana.

Unimed Presidente Prudente