Newsletter
Notícias

Programa da Sicredi incentiva alunos a buscar conhecimento

10/01/2019

Assim que o ano letivo for iniciado, 28 mil crianças e adolescentes de 204 escolas que integram o programa A União Faz a Vida (PUVF) da Sicredi União PR/SP vão definir temas para os professores abordarem ao longo do ano junto ao conteúdo das disciplinas. Há 11 anos a metodologia educacional de estímulo ao interesse pelo conhecimento tem sido implantada na área de atuação da Sicredi Uni&a tild e;o e os educadores constatam que os resultados são os melhores possíveis.

Mostra disso é a experiência que a professora Ivone Aparecida Delantonia, da Escola Municipal Julita Alves Soares de Jussara, teve ano passado quando a turma do 4º ano optou pelo tema ‘Empreendedorismo’. Mais do que abordar o assunto nas disciplinas, a proposta envolveu todos os alunos e profissionais da escola porque a atividade prática consistiu em montar uma barraca para vender pipoca.

O desafio rendeu cálculos e gráficos sobre custos e lucro na disciplina de matemática, pesquisa de campo para saber os sabores de preferência dos alunos, entre outros. Para montar a “empresa” a instituição de ensino doou materiais e ingredientes para as professoras e cozinheiras prepararem a pipoca. Já os alunos do 4º ano se dividiram nas demais funções do “negócio”, como caixa, recebedor de fixas, empacotador, atendente e entregador de pipocas, e < font style="font-size: 14pt">equipe encarregada da divulgação para chamar a clientela.

“Teve até dinheirinho que foi distribuído para todas as turmas. Assim, os alunos ficaram animados para gastar o valor na barraca. Já as crianças que estavam vivenciando a prática do empreendedorismo, aprenderam brincando”, conta Ivone. No evento de culminância realizado no final do ano, a barraca foi montada novamente para que os pais pudessem conhecer o projeto e provar a pipoca. A professora destaca ainda que, durante o ano, uma aluna ficou tão motivada a empreender que começou a produzir slime (geleia de brincar) para vender para os colegas. “Nós permitimos porque não atrapalhou a concentração em sala de aula”.

Cases positivos como esse incentivam outras escolas a implantarem o programa. Somente em 2018, o PUFV foi expandido para 18 municípios da área de atuação da cooperativa de crédito, totalizando a presença em 47 cidades. A metodologia é apresentada para prefeituras, secretarias de educação, instituições e escolas e, conforme interesse, é feita a capacita&a mp;c cedil;ão dos educadores para a aplicação do método.

A partir daí é definido o tema que será abordado durante o ano letivo, envolvendo a grade escolar. Os novos conhecimentos são adquiridos por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade. Por fim há o evento de culminância, em que são realizadas mostras para apresentar as atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Assessoria de imprensa Sicredi União PR/SP