Newsletter
Notícias

Hospital Unimed Bauru aciona plano estratégico para atender suspeitas de dengue

12/02/2019

Diante da epidemia de dengue do município, o Hospital Unimed Bauru (HUB) acionou o seu Plano de Contingência, que visa organizar o atendimento de modo a dar todo o aporte necessário a seus beneficiários no combate à doença.

De acordo com o infectologista, Dr. Edson Carvalho, coordenador médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HUB e Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HUB, já está sendo colocada em prática uma série de ações para manter o fluxo de atendimento organizado e eficiente na triagem, diagnóstico e tratamento da epidemia. “Nós estamos absorvendo em nossos serviços de PA uma grande quantidade de casos suspeitos da doença e estamos preparados para dar o devido encaminhamento”, frisa.

Dos 7.148 atendimentos no PA adulto em janeiro, cerca de 15% foram suspeitas da doença. Só para efeito de comparação, em janeiro de 2018 foram registradas 113 suspeitas de dengue, contra 1.037 em janeiro deste ano. Já o Pronto de Atendimento Infantil registrou 2.707 atendimentos em janeiro, sendo que foram 240 suspeitas de dengue. Em janeiro de 2018, foram apenas 29 notificações.

Vale lembrar que o HUB faz o registro dos casos suspeitos da doença. Os números são encaminhados para a Vigilância Epidemiológica, que faz o acompanhamento e detecta os casos confirmados.

Entre as ações estabelecidas pelo plano estão um totem exclusivo para dengue; triagem exclusiva; aumento do número de funcionários da enfermagem; treinamento para médicos e enfermeiros sobre protocolo de atendimento; treinamento preventivo para o público hospitalar; quartos extras para hidratação; receituário específico e encaminhamento adequado para casos suspeitos para continuidade do tratamento.

Neste último caso, o Serviço Social fará o encaminhamento para o consultório dos infectologistas e trará agilidade para o atendimento.

Unimed Cop