Newsletter
Notícias

Sicoob Cred Executivo desenvolve projeto de Educação Financeira, Empreendedorismo e Cooperativismo para escolas públicas

12/02/2019

Professores da Escola Municipal D. Arlete Magalhães, localizada no bairro de Castelo Branco - Salvador, participaram da capacitação do programa Coopersementes, desenvolvido pela Instituição Financeira Sicoob Cred Executivo. O programa tem por objetivo complementar a educação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, por meio da Educação Financeira, do empreendedorismo e cooperativismo.

A capacitação dos professores ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro e a escola D. Arlete Magalhães, a qual foi o piloto do programa teve acesso a conteúdo acerca das abordagens interdisciplinares necessárias para a ressignificação das práticas pedagógicas pautadas nos conteúdos e fundamentos da educação empreendedora, cooperativa e financeira. Os professores contarão com uma consultoria durante todo o ano de 2019, a fim de sanar dúvidas e obter orientação acerca de um melhor aproveitamento das oportunidades pedagógicas.

Para Cristina da Mata, Gestora da escola municipal D. Arlete Magalhães, é um grande desafio estar sempre pensando atividades que possam inovar, tornar a aprendizagem cada vez mais significativa e estimular os estudantes. “Eu encontrei no projeto Coopersementes uma possibilidade de criarmos juntos, com todo o corpo docente, estratégias metodológicas que os estudantes de fato se interessem, compreendam, utilizem outros conceitos e princípios, e passem a ter uma relação mais leve com a escola.  A educação cooperativa é muito necessária, e por isso eu acredito que essa parceria com o Sicoob, possa trazer muitos resultados positivos para o trabalho do professor em sala de aula e sobretudo para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes”. A professora Márcia Melo, professora de Educação Física da escola , diz que o Coopersementes é uma experiência grandiosa, que vai estar ajudando muito no crescimento individual de cada profissional e estudante envolvido. “Está sendo muito gratificante e um aprendizado maravilhoso. Durante os três dias tivemos acesso a uma gama de informação e acredito que o empreendedorismo vai contribuir positivamente para a vida profissional dos estudantes e sem dúvidas para a manutenção da nossa escola”, completa a professora.

O projeto Coopersementes não tem a intenção de buscar resultados imediatos. Assim como o processo de educação demanda tempo para que as sementes plantadas, adubadas e irrigadas possam resultar em excelentes frutos, o propósito é que os alunos participantes do Programa tenham a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas que os permitam refletir, experimentar, analisar e decidir com sabedoria sobre as melhores tomadas de decisões em suas vidas. Além disso, possam compreender e colocar em prática teorias e conceitos aprendidos em salas de aulas, a partir de abordagens transversais referentes ao empreendedorismo, cooperativismo e finanças. “Nosso sentimento é que plantamos com sucesso a semente da cooperação e da educação empreendedora, no ensino fundamental público de Salvador. A nossa expectativa é impactar positivamente, no ensino, uma aprendizagem, via incremento do interesse dos professores e alunos pelos temas abordados, transformando a realidade destes, de suas famílias e da comunidade, afirma Petronio Alberto da Fonseca, presidente do Sicoob Cred Executivo.

Ao proporcionar aos estudantes, o acesso a um espaço de aprendizagem que ofereça oportunidades para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que os empodere a uma postura diferenciada diante da vida, o Sicoob Cred Executivo acredita cumprir o seu papel social, tornando-se mola propulsora da evolução da sociedade onde está inserida. “O programa Coopersementes viabilizará um melhor entendimento e agregará valor na vida pessoal, financeira e profissional e consequente conscientização da essência do cooperativismo, além do sentido que o mesmo pode provocar na trajetória pessoal e profissional das futuras gerações. A responsabilidade social faz parte da nossa essência e acreditamos que a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. O nosso sentimento é de gratidão”, afirma  Michelle Ocké, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Cred Executivo.

Sicoob Cred Executivo