Newsletter
Notícias

Em visita a cooperativa de Capixaba, primeira-dama garante apoio a mulheres empreendedoras

12/02/2019

A primeira-dama do Estado do Acre, Ana Paula Cameli e a esposa do vice-governador de Rondônia, Maria dos Anjos da Silva, estiveram visitando as instalações da Cooperativa das Mulheres Produtoras do Município de Capixaba (Coopervida), (distante 80 quilômetros de Rio Branco). As fortes chuvas não impediram a agenda, na tarde desta segunda-feira, 11, que contou também com a presença de outras lideranças femininas e secretárias municipais e estaduais.

A Coopervida produz doces de frutas como o caju, a banana e o mamão, e, quando comercializava seus produtos para o governo do estado chegou a beneficiar cerca de 40 produtores rurais, empregando também 20 mulheres diretamente no beneficiamento dos produtos, dentro da cooperativa.

Hoje a Coopervida conta apenas com 30 produtores rurais. Com a visita da comitiva do novo governo Gldason Cameli, a presidente, Maria Soares, alimenta agora boas expectativas.

“Percebemos que as pessoas que estiveram aqui hoje têm os mesmos sonhos que nós, que é o de empreender e crescer cada vez mais. Por isso, queremos chegar ainda mais adiantes com a nossa produção, e assim aumentar ainda mais a nossa capacidade de produção”, ressaltou, com entusiasmo e o otimismo de que a fábrica de doces vai continuar gerando emprego e renda.

A primeira-dama, Ana Cameli, destacou que “a mulher, quando decide empreender, ela faz isso com muita coragem” e que graças a isso vem conquistando seu espaço no mundo do trabalho.

“A mulher tem lutado durante muito tempo por melhores salários, por creches e por escolas para seus filhos. E é graças a mulheres corajosas é que estamos aqui hoje”, destacou.

“Projetos como este servem de referência para outras mulheres, para que elas possam enfrentar e reafirmar seu destino, conquistando o direito de uma sociedade mais fraterna e humana. Como primeira-dama, quero reafirmar meu compromisso em ajudá-las para que essa cooperativa possa crescer e gerar ainda mais emprego e renda a essa cidade”, completou Ana Cameli.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo no Estado do Acre, Eliane Sinhasique, parabenizou as mulheres da cooperativa, em especial a presidente, Maria Soares, por toda a dedicação e força.

“Fico muito feliz em estar à frente desta secretaria e poder ser a voz das necessidades de muitos empreendedores. Saibam que vocês estão trazendo dignidade a muitas famílias. O que estiver ao nosso alcance para que vocês cresçam, nós faremos”, disse Sinhasique.

Maria Soares enfatizou que não é fácil liderar a cooperativa, mas que tem sido compensador lutar para que ela continue dando certo.

“Somos muito gratos pela visita de vocês e queremos dizer que precisamos continuar acreditando e somando nossos esforços. Eu peço, em nome dos produtores, que vocês analisem nossas necessidades para que possamos melhorar nossas atividades por aqui”, completou a presidente.

“Trabalho traz dignidade”, diz prefeito de Capixaba

O prefeito de Capixaba, Antonio Cordeiro, fez questão de dizer que o trabalho traz dignidade para as famílias. “Eu conheço de perto as dificuldades de todos os produtores rurais. Por isso, chegou a hora de darmos as mãos para não deixar as coisas caírem. Precisamos mudar essa realidade e fazer do nosso Estado próspero na agricultura, assim como é no Estado vizinho de Rondônia. Temos muito que aprender com eles”, disse.

Potencial para gerar emprego e renda

A empreendedora de queijos Letícia Tessinari é zootecnista, mas atualmente trabalha com queijos artesanais. Tessinari conta que a ideia dos queijos surgiu há 10 anos, com a sogra, e que os planos para o futuro são grandes.

“Nós fazemos queijos com orégano, com pimenta, queijos e creme minas frescau, coalho e requeijão. Pretendemos aumentar ainda mais a nossa produção e conseguir todas as licenças para que possamos levá-lo aos supermercados. Além de montar uma pequena queijaria. Nossa produção depende do clima, do leite, dentre outros fatores. Esperamos produzir ainda mais e vamos nos preparar daqui pra frente para que isso aconteça”, afirmou Letícia Tessinari.

 

 

Agência de Notícias do Acre