Newsletter
Notícias

Uniodonto Goiânia consolida Programas para os Cooperados

13/02/2019

Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista (NDC), Coopkids, Coopmais, OQS Corujão e Biblioteca do Cooperado. Todas essas ações foram implantadas há dois anos como resultado de um levantamento feito pela Uniodonto Goiânia junto aos cooperados e orientado pela consultoria da Sapience, por meio de seu sócio Ivan Melo. Nesta semana, no 10º encontro dos NDC, foram apresentados os resultados destes projetos.

“Todas as ações desenvolvidas foram embasadas em dados quantitativos e qualitativos de pesquisas aplicadas aos cooperados”, destaca Ivan. Ainda segundo ele, em todos os questionários a amostragem de respostas foi muito satisfatória, alcançando índices acima da média esperada.

Entre todos, as reuniões de Núcleos mostram-se bastante consolidadas. A atividade demonstra um bom amadurecimento no processo de comunicação entre os cooperados e a cooperativa. O canal é um meio de compartilhamento de sugestões e outros temas para serem abordados nos encontros.

COOPMAIS 

Outra conquista marcante foi o Coopmais, programa de benefícios progressivos, que leva em consideração os princípios da igualdade e equidade, nos quais todos tem oportunidades iguais de participação e quem participa mais recebe mais vantagens. Em dois anos de implantação houve um aumento de mais de 38% cooperados beneficiados e um crescimento de quase 50% no total investido. “Apesar disso, espera-se um maior envolvimento dos cooperados, que podem receber benefícios vantajosos, como reembolso da anuidade do CRO, por exemplo. É importante frisarmos que estamos falando em 79 cooperados contemplados no segundo ano em um universo de mais de 500 pessoas. Ou seja, ainda há muito espaço para que esse programa se expanda e atraia novas participações”, explica o consultor.

Coopkids e Biblioteca do Cooperado

Outros dois programas destacados foram o Coopkids e a Biblioteca do Cooperado. O primeiro porque propicia o envolvimento das famílias dos cooperados em uma atividade que contempla todas as idades. O segundo, porque além de ser referenciada por outras cooperativas como modelo de valorização do cooperado e estímulo ao aperfeiçoamento, contribui para colocar a Uniodonto Goiânia como singular de destaque no Sistema Uniodonto e ainda no contexto cooperativista nacional.

OQS Corujão

Levar os cooperados para o ambiente da cooperativa com certeza é o objetivo de todos os gestores que encaram o desafio de conduzir uma instituição deste segmento. Na Uniodonto Goiânia uma das maneiras desta aproximação acontecer é por meio da Entrega de Fatura, quando os cooperados levam até o Departamento de OQS os malotes com sua produção mensal. Para facilitar este acesso, foi criado em Junho de 2017 o Programa OQS Corujão, que disponibiliza um horário estendido – das 18 às 20 horas – e, em pouco tempo já registra um aumento de mais 100% no número de cooperados que passaram a fazer suas entregas pessoalmente após as 18 horas.

Assessoria de imprensa?