Newsletter
Notícias

Cresol Confederação apresenta Planejamento para o Gerenciamento de Riscos do Sistema Cresol em 2019

13/02/2019

Na quarta-feira, 06, a Diretoria de Riscos da Confederação reuniu-se com os Diretores e integrantes das equipes das áreas de Risco das Centrais em Chapecó/SC, na sede da Cresol Sicoper, para um dia de debates e apresentação do Planejamento para o Gerenciamento de Riscos do Sistema em 2019.

A atividade teve início com a palestra do Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, especialista em Gestão de Riscos Corporativos no Brasil, e possibilitou aos participantes uma visão moderna sobre o tema ao apontar onde as instituições financeiras devem migrar seus esforços tendo em vista a constante transformação tecnológica do setor.

Dando continuidade à agenda estratégica, foi apresentado pela Confederação o ponto principal do encontro, o Planejamento para o Gerenciamento de Riscos, desenvolvido em conjunto pelos Dirigentes e equipes presentes, com objetivo de padronizar no Sistema Cresol, temas como: Supervisão Auxiliar, Risco Operacional, de Liquidez, Socioambiental e de Crédito, Prevenção ao Crime de Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT) e também Compliance.

Jackson Joaquim, Diretor de Riscos da Confederação, destaca que o momento de planejamento é um dos principais pontos do ano, pois é nele que ações são levantadas, priorizadas e delegadas aos responsáveis com prazos para execução, buscando a conformidade com o arcabouço regulatório. Jackson também reforça que o ideal é que o Sistema Cresol esteja sempre em Compliance, sem perder de vista a sua missão de gerar negócios sustentáveis nas comunidades onde atua e principalmente atendendo aos anseios dos cooperados.

O Presidente da Confederação, Cledir Magri, que também participou da atividade, avaliou de forma muito positiva esta iniciativa, tanto ao momento de formação, sempre importante na busca por novos conhecimentos, quanto ao planejamento que tem o total apoio do Conselho de Administração para sua implementação durante o ano de 2019. Magri ainda comenta que a organização e evolução do Sistema Cresol foi elogiado pelo Banco Central do Brasil durante a última visita a Confederação, com destaque para as ações de implantação da Diretoria Executiva nos moldes da resolução 4.434/15, aos avanços tecnológicos e crescimento de ativos e patrimônio.

Cresol