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Rede internacional faz prospecção para compra de produtos da agricultura familiar baiana

17/04/2019

Alimentos saudáveis da agricultura familiar despertam interesse de uma rede de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Nesta terça-feira (16), no município de Juazeiro, no norte da Bahia, técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que atuam nos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, estiveram reunidos com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), da Central da Caatinga e da Rede Subway. 

O grupo discutiu uma possível parceria de comercialização e fornecimento de alimentos da agricultura familiar aos restaurantes franquiados de alguns municípios baianos. Como encaminhamento, foi pactuada a construção de um documento que formalize um enlace produtivo e comercial, entre a Central da Caatinga e a Rede Subway. 

O fornecimento inicial, em nível de teste, poderá ser feito em seis restaurantes localizados nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim, além de Petrolina, em Pernambuco. “A possibilidade de parcerias entre a agricultura familiar e Subway é promissora. Com isso, vamos gerar renda e aumentar o acesso a mercado para os agricultores, que contam com o apoio do Bahia Produtiva e do Pró-Semiárido”, disse Arnoldo Campos, consultor do Bahia Produtiva. 

Após a reunião, os representantes da Rede Subway, acompanhados dos técnicos do Pró-Semiárido, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram até o município de Sobradinho, onde conheceram os quintais produtivos instalados nos assentamentos Terra Nossa e Vale da Conquista, que integram o Território Rural Rede Produtiva. A iniciativa já recebeu mais de R$ 548 mil, por meio do Pró-Semiárido, aplicados no desenvolvimento produtivo e social do território.

“A Subway entende que quando você fortalece a economia local, todo entorno ganha. Um dos nossos lemas é o frescor. Então, esses produtos, principalmente, os vegetais, precisam estar perto dos nossos lanches, pois quanto menor a distância, mais sustentáveis e menos emissão de carbono. Além disso, podemos oferecer um produto melhor para o cliente”, destacou a gerente de compras do Escritório da Subway no Brasil, Fernanda Pinto.
A Rede Subway tem interesse em cadastrar fornecedores que possam atender a demanda de compra dos seguintes produtos: alface americana, cebola rocha, tomate, pepino comum e pimentão. Atualmente, a rede possui uma cadeia 1. 935 restaurantes franquiados no Brasil. Desses, 500 estão localizados nas regiões Norte e Nordeste no país, sendo 129 em funcionamento na Bahia.

Ascom/SDR