Newsletter
Notícias

SICREDI UNIÃO PR/SP: Programa de inclusão digital leva cursos gratuitos de informática a Guaravera

17/04/2019

O programa Inclusão Digital da Sicredi União PR/SP – que oferece cursos gratuitos de informática básica -  chega nesta semana a Guaravera, distrito de Londrina, no norte do Paraná. A solenidade de inauguração do Centro de Informática Sicredi será nesta quarta-feira (17/04), às 19h. 

O Centro de Informática vai funcionar   em uma sala dentro da própria agência Sicredi, que fica na Rua do Café, 93. A cooperativa de crédito disponibiliza os equipamentos necessários e os instrutores. O parceiro que doou equipamentos e mobiliário foi a empresa Automatiza.net, de Londrina. Podem participar associados e também não associados da Sicredi.

A capacitação tem duração média de quatro meses, com aulas duas vezes por semana. Por atender todas as faixas etárias - desde crianças a partir de oito anos até a terceira idade - as turmas são organizadas de acordo com o perfil dos alunos para facilitar o processo de aprendizagem. “Serão abertas quantas turmas forem necessárias para atender a demanda dos moradores do distrito”, assegura o gerente geral da agência, Rosiel Martins. 

Nas aulas, os participantes aprendem a utilizar os principais programas do pacote Office, como Word, Excel e Power Point, e a navegar na internet. Os alunos também aprendem digitação, formatação de documentos e a acessar as operações online da instituição financeira cooperativa.

O programa Inclusão Digital foi lançado em 2013 e, desde então, já formou mais de 900 alunos. O objetivo da Sicredi União PR/SP com a iniciativa é levar conhecimento a quem não tem acesso, promovendo a inclusão digital e, por consequência, facilitando o dia a dia das pessoas.

“Os programas sociais da cooperativa promovem a proximidade com a comunidade, contribuindo com a qualidade de vida e acesso à educação. Ao aprender informática, por exemplo, a pessoa se capacita e assim amplia a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional e de geração de renda”, analisa Martins.

Localizado a 40 km da zona urbana de Londrina, o distrito de Guaravera tem pouco mais de quatro mil habitantes. A agência da Sicredi União PR/SP é a única  instituição financeira da cidade e opera dentro do conceito que vem sendo aplicado pela cooperativa,  de agência digital -  sem caixa eletrônico ou circulação de dinheiro em espécie - mas  prezando pela manutenção do atendimento presencial e com o propósito de promover a inclusão econômica/financeira e social por meio de conta corrente, cartão de crédito, internet banking e aplicativo mobile sem custos para que os associados possam fazer movimentações de forma simples, rápida e segura.

“A minimização dos custos operacionais pelo fato de a agência não transacionar com dinheiro em espécie é avaliada como alternativa viável para levar a bancarização aos municípios e distritos – como no caso de Guaravera -  que não apresentam viabilidade econômica para comportar agências bancárias”, explica o gerente Rosiel Martins.

Dentro da proposta de facilitar o acesso da população aos serviços bancários, a comunidade de Guaravera conta com tarifas diferenciadas -  ou mesmo em determinados casos isentas -   pela abertura e manutenção de conta, como cesta de serviços. Os comerciantes, por sua vez, também recebem gratuitamente as máquinas de cartão. Tudo com o objetivo de incentivar o uso dos cartões de débito e crédito, diminuindo a circulação de dinheiro em espécie na cidade, incentivando os negócios locais e colaborando para mais segurança.

Imprensa Sicredi União PR/SP