Newsletter
Notícias

Coopera: Práticas de cooperação são evidenciadas no Programa Cooperjovem

13/06/2019

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) realizou nos dias 05 e 06 de junho, em Forquilhinha, um workshop para discutir novas práticas envolvendo ações de cooperação do Programa Cooperjovem. Estiveram presentes no evento professores, gestores educacionais e alunos.

O encontro teve o objetivo de reunir integrantes da comunidade escolar que fazem parte do Programa Cooperjovem nas escolas, para experimentar formas de trabalhar em grupo, seguindo uma programação com dinâmicas e atividades onde tanto o professor como o aluno puderam compartilhar suas ideias de “fazer junto”, na escola .

O palestrante Eliseu Hoffmann, de Campo Mourão (PR), conduziu o workshop e destacou que a ideia é mostrar um novo modelo para sociedade de cooperação, substituindo a competição. “Esse fato é inédito, o mestre com o aprendiz, e queremos evidenciar que o cooperativismo é a bola da vez, pois todos ganham, não há competição e, essas práticas, queremos tentar inserir nas escolas por meio desses trabalhos em equipes”, explicou.

Para a orientadora educacional da E.E.B. Aloysius Back, Rita de Cássia Simão Ricken, os modelos vivenciados visam eliminar o individualismo, propondo ações com dinâmicas mais simples, descontraídas e mais cooperativas. “A participação dos alunos nesse encontro foi muito importante, pois eles também contribuíram enriquecendo o Programa”, comentou.

A estudante Nalanda Rabelo, de 14 anos, disse que as práticas vivenciadas no workshop serão levadas para o dia a dia da escola. “Aprendemos muito sobre cooperação e com isso vamos ajudar outras pessoas”, afirmou.

Segundo a coordenadora de Cooperativismo da COOPERA, Josimar Jacques, foi um momento especial de grande aprendizagem e troca de conhecimentos entre professores e alunos. “O evento nos surpreendeu, colocar na mesma sala alunos e professores, para juntos construírem maneiras democráticas de convivência para implementar na comunidade escolar foi um desafio, mas que deu muito certo e estamos pensando em replicar nas escolas novas ano que vem”, afirmou.

PROGRAMA COOPERJOVEM

O programa Cooperjovem, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e implantado nas escolas em parceria com as cooperativas, tem por objetivo a inserção de uma proposta educacional baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.

A Coopera instituiu o Cooperjovem na E.E.B Aloysius Back, E.E.B Angelo Izé, E.E.B Luiz Tramontin e E.E.B Julieta Torres Gonçalves (Nova Veneza) entre 2012 e 2018, e este ano mais três escolas novas aderiram: E.E.B. João Dagostim (Criciúma), E.E.B. Humberto Hermes Hoffmann (Caravaggio) e E.E.B. Antônio Milanês Neto (Forquilhinha).

 

Forquilhina Notícias