Newsletter
Notícias

Instituto Sicoob viabiliza intercâmbio entre cooperativa mirim de Foz do Iguaçu e professores do PR e RJ

14/06/2019

A cooperativa mirim Cooperlike, de Foz do Iguaçu, recebeu no dia 13 de junho uma comitiva formada por professores que atuam ou pretendem atuar no projeto em Foz do Iguaçu, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Paranavaí, Curitiba e Mendes (RJ). A visita foi acompanhada pelas respectivas Pessoas de Apoio Estratégico (PAEs) do Instituto Sicoob que atuam nas cooperativas Sicoob das cidades mencionadas acima.

O intuito foi promover a troca de experiências entre a cooperativa mirim iguaçuense formada por crianças do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Najla Barakat e os professores orientadores de outras cooperativas viabilizadas pelo Instituto Sicoob e singulares do Sicoob Unicoob.

Segundo a professora e orientadora da Cooperlike, Andrielli Jorge, momentos como esse contribuem muito para o aprendizado dos alunos. “As crianças estavam cheias de expectativas para receber os visitantes. A maior preocupação deles era mostrar o que aprenderam ao longo da formação da cooperativa”, disse.

Programa Cooperativa Mirim - O programa consiste na formação de cooperativas em escolas ou instituições que atendam crianças e adolescentes. As cooperativas mirins são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos, sob a orientação de um professor, com a finalidade de desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo.

Os alunos produzem objetos de aprendizagem artesanais, de decoração e alimentos como brigadeiros ou minipizza. O desenvolvimento dos objetos acontece sob a orientação do professor orientador e profissional do Sicoob Três Fronteiras.

Em Foz do Iguaçu há duas cooperativas apoiadas pelo Sicoob Três Fronteiras: a Cooperlike, fundada em 2018 na Escola Municipal Najla Barakat e a Cooperbalen, em atuação desde 2015 na Escola Municipal Professora Suzana Moraes Balen.

Sicoob Central Unicoob