Newsletter
Notícias

COCAMAR: Sementes produzidas pela cooperativa conquistam selo de qualidade

14/08/2019

A Cocamar foi agraciada em julho com o Selo Seed Solutions de Garantia de Qualidade concedido pela empresa Basf, sua parceira, em reconhecimento ao padrão das sementes de soja que produz na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) de São Sebastião da Amoreira (PR).

Para isso, representando aquela companhia, estiveram na sede da cooperativa, onde foram recebidos pelo analista comercial de sementes e corretivos, Braz Ireno Spontoni Júnior, o coordenador de Marketing de Tratamento de Sementes da Diretoria Regional Sul, Pedro Vidal Lara, o responsável pelo Marketing de Tratamento de Sementes, José Mauro Guma, e o responsável técnico de vendas, Rafael Franciscatti. Eles formalizaram a entrega de um troféu ao então superintendente de Negócios Grãos e Insumos, Arquimedes Alexandrino, hoje gestor da empresa Cocamar Máquinas. 

Segundo Lara, o tratamento industrial de sementes já representa 10% dos negócios da Basf no país, sendo que em relação à soja, a média brasileira de tratamento é de 35%, contra 45% na Região Sul e estimativa de 80% entre os produtores cooperados da Cocamar. “O Brasil é referência mundial em tratamento industrial de sementes e também o maior mercado da companhia”, destacou.

Ele explicou que todos os anos é realizada uma minuciosa avaliação das sementes entre as empresas licenciadas pela Basf, com a coleta aleatória de amostras. “No caso da Cocamar, foi atendido o padrão desejado”, disse ele, lembrando que o selo ora concedido é referente às sementes produzidas no ciclo 2018/19 e pode ser utilizado em divulgação e embalagens de sacarias, por exemplo, no período 2019/20.

O superintendente da Cocamar agradeceu a empresa e frisou que a responsabilidade da cooperativa se torna ainda maior após essa conquista obtida logo no primeiro ano de operação da UBS.

Imprensa Cocamar