Newsletter
Notícias

Projeto do Sicoob Engecred-GO ajuda estudantes da rede pública a melhorarem as notas no Enem

06/11/2019

Pelo segundo ano seguido o Sicoob Engecred-GO, por meio do Sicoob Instituto, promoveu aula motivacional para estudantes de escolas públicas sobre a importância do controle emocional às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aproximadamente 100 jovens do Colégio Estadual Solon Amaral, no Conjunto Vera Cruz II, região Oeste da capital, ouviram atentos a palestra do master coach Fernando Albuquerque, pelo projeto De bem com o Enem.

De maneira dinâmica, o especialista trabalhou fórmulas para reduzir, nos estudantes, os efeitos das crenças limitantes e, consequentemente, aumentar a motivação. “Motivação é uma questão de consciência e mudança de comportamento, independente se o estudante estuda em região nobre ou periférica da cidade. Por isso, trabalhamos modelos para que os jovens foquem na automotivação e empoderamento para alcance de resultados.

”Fernando Albuquerque lembra que existem duas formas para mudar o comportamento. “Uma é a repetição de um novo padrão; a outra é gerar um forte impacto emocional. É isso que fizemos com eles”, afirma.Diretor do colégio, Ludwaler Rodrigues Silva, explica que, desde o primeiro ano do Ensino Médio, os alunos são incentivados a estudarem para o Enem. Ao longo dos três anos são realizados simulados, debates sobre questões anteriores do Enem e exercícios focados na prova, dentre outras atividades. “Temos problemas estruturais na escola como em qualquer escola pública. Porém, temos um ensino qualificado. O conteúdo aplicado aqui é o mesmo que em outras escolas particulares.”

Ludwaler Rodrigues Silva lembra, no entanto, que a questão motivacional é um diferencial. “Parte de nossos alunos, por morarem e estudarem na periferia, acredita que não vão ter chance no Enem. Mas eles têm, sim! Por isso, uma palestra motivacional pode ajudar, e muito, que nossos estudantes consigam uma boa nota no Enem”, conclui.

O projeto De bem com o Enem é uma iniciativa do Sicoob Engecred-GO que respeita o compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo igualitário. A primeira etapa do Enem foi realizada no último domingo (4), em todo o país. 

Visão de futuro

Para a estudante Yasmin de Oliveira, 18 anos, a palestra foi uma injeção de ânimo. “Estava todo mundo muito inseguro e, depois da palestra, ficamos mais confiantes. Foi um momento muito legal para essa reta final”, destacou a jovem, que pretende estudar Ciências da Computação. “Foi muito motivador e estou me sentindo mais relaxada”, relatou a estudante Evellen Catanhede Marinho, 18. Ela sonha se formar em Direito para se tornar delegada e, por isso, além de ter aprovado a palestra, comemorou ter sido ganhadora de um curso de coaching. “Vai contribuir muito para a conquista desse sonho”, celebrou.

Clarissa Carneiro Bernardes, 18, destacou que a palestra foi importante como preparatório para o Enem, mas também para outras etapas da vida. “Conseguiu realmente ampliar nossa visão de mundo e dar uma orientação e clarear aquilo que a gente quer pro nosso futuro”, destacou a estudante que quer cursar Engenharia Ambiental para atuar na preservação na natureza. 

Assessoria de Imprensa