Newsletter
Notícias

Acordo entre prefeitura e cooperativa garante destinação correta de recicláveis em Suzano

08/11/2019

Um acordo firmado entre uma cooperativa e a Prefeitura de Suzano garante o direcionamento correto do material reciclável coletado na cidade. A ação contribui para a saúde ambiental e ajuda na arrecadação dos catadores.

Os materiais recicláveis são a principal fonte de renda dos coletores da cooperativa Unidos Venceremos, de Suzano. Eles passam o dia inteiro separando os materiais, que depois passam pela prensa e viram fardos, que são vendidos às indústrias.

Há 19 anos, a Joana Darc trabalha como coletora. “Eu amo trabalhar para limpar a natureza. Eu amo fazer o que eu faço”, ressalta.

A coletiva já existe na cidade há 10 anos, mas só agora conseguiu fazer um contrato com a prefeitura, que cedeu o galpão e os caminhões que levam os materiais até o centro de triagem.

A diretora de Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo, diz que o catador é o melhor profissional para fazer o serviço de triagem. “Ele dá realmente o valor necessário para cada material. A prefeitura ganha muito, porque diminui rejeito para voltar para ser enterrado, e o custo do aterro é alto, e é um tripé da sustentabilidade, porque você faz a parte social, econômica e ambiental do sistema”, diz.

A presidente da cooperativa, Alessandra Viera, diz que ao acordo assinado em agosto já trouxe melhorias para a categoria. “A gente não tinha um endereço fixo, um contato com a sociedade. Todo mundo já passa a conhecer a gente. A gente está muito feliz”, pontua.

O local tem capacidade para reciclar até 14 toneladas por mês. Mas a cidade está construindo outros galpões do tipo, a fim de ampliar a coleta seletiva no município.

“Nós temos no Miguel Badra outro centro em construção com prazo de conclusão para dezembro, onde será ampliada para pelo menos mais 150 mil toneladas, justamente em decorrência da necessidade que a cidade tem”, detalha o secretário de Meio Ambiente de Suzano, Edson Gianuzzi.

Janaina Rodrigues e Patricia Leal, Diário TV 2ª Edição