Newsletter
Notícias

Produtos fit podem ser encontrados na Feira Baiana de Agricultura Familiar

02/12/2019

A agricultura familiar mostra uma variedade de opções de produtos fit na 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada até domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA). 
Os visitantes da feira encontram, nos 27 armazéns da agricultura familiar distribuídos pela vila interiorana montada no local, alimentos ricos em vitaminas e minerais que contribuem para uma melhor saúde e bem-estar, para o ganho de massa muscular, que fortalecem os músculos ou dão energia, produzidos por agricultores familiares de diversas regiões da Bahia. 
Entre os destaques está o nibs, produto que vem ganhando espaço, principalmente nas academias. O nibs é uma amêndoa de cacau fermentada, seca, torrada e triturada, que traz diversos benefícios para a saúde, quando inserido regularmente na alimentação, contribuindo para reduzir o açúcar no sangue, colesterol ruim e a gordura corporal. Para quem malha, é fonte de energia para o pré-treino. O produto pode ser encontrado nos Armazéns Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas. 
No universo da nutrição funcional, o pólen de abelha, que aumenta os níveis de energia e diminui o desejo por alimentos gordurosos, também ganha evidência e pode ser adquirido no Armazém Extremo Sul. 

Para aumentar a disposição e combater o cansaço, se destacam produtos como o mel, café e o guaraná, alimentos energéticos, que estão sendo comercializados nos Armazéns Bacia do Rio Grande, Irecê, Chapada Diamantina e no Baixo Sul, onde também é possível encontrar açaí, açaí com banana, prontos para o consumo, e suco de guaraná com açaí. 
A banana, fonte de potássio, que fortalece os músculos, diminui as câimbras, a fadiga e a apatia mental, ganha formato de banana chips e também pode ser encontrado no Armazém Baixo Sul. No Armazém Sisal, estão óleo de coco, óleo de licuri, que além de propriedades nutricionais, traz diversas possibilidades de uso desse ingrediente na culinária, e a pasta de amendoim, rico em nutrientes que auxiliam na construção e manutenção de músculos. 
Na Feira Baiana da Agricultura Familiar também serão comercializados produtos como chocolate, estimulante natural que dá mais energia e melhora o humor, castanha de caju, granola de licuri, chips de aipim e outras diversas iguarias da agricultura familiar.  

Ascom/SDR