Newsletter
Notícias

Cooperativa de energia solar do município de Rolante está em fase de projetos

13/01/2020

Lançada na Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e Riozinho (ACISA), em novembro do ano passado, a cooperativa de energia solar fotovoltaica rolantense Coopenergy está desenvolvendo projetos. “Estamos no momento desenvolvendo alguns pontos que ainda não temos definidos, tais como, a definição dos valores das cotas e estudos relacionados ao projeto piloto da cooperativa que ainda estão em fase de negociações”, afirmou o secretário de desenvolvimento econômico de Rolante, Evandro Lembi.

 A expectativa dos gestores é que os trabalhos da cooperativa iniciem ainda no primeiro semestre do ano com a participação, mínima, de 20 cooperados.

Entenda como é gerada a energia solar

  •  A energia fotovoltaica é a energia elétrica obtida através da luz solar. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (geralmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade. Recentemente houve acerto entre o presidente Jair Bolsonaro e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que não haja taxação da energia solar no Brasil.

Recente consultoria alemã

  • A Coopenergy surgiu como proposta de incentivar a sustentabilidade e democratização da energia e desta forma fortalecer a economia local, transformando clientes em produtores de energia, em um ambiente mais cooperativo. Em novembro do ano passado, o munícipio recebeu a consultoria dos alemães Katharina Habersbrunner (Vice-Presidente da Cooperativa de Energia Beng na Alemanha) e Andreas Dohle (consultor internacional da BFZ) em um projeto de parceria com o governo da Alemanha por meio do Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL). A criação da cooperativa inclusive faz parte de uma das câmaras criadas dentro do DEL. Ainda segundo Lembi, Rolante que já desenvolve um trabalho pioneiro no Brasil pretende ainda se consolidar ao longo do ano como a cidade mais sustentável do Paranhana.

Jornal Repercussão