Newsletter
Notícias

SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS: Cooperativa completa 30 anos de fundação

14/02/2020

A Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP completou 30 anos de fundação no dia 7 de fevereiro. O aniversário foi celebrado com um jantar no Clube Grêmio Mariopolitano, em Mariópolis (PR), cidade onde a cooperativa foi fundada no ano de 1990.

Mais de 500 convidados participaram do evento, entre associados, conselheiros, colaboradores, lideranças locais e várias outras pessoas que marcaram a história da instituição. Também estiveram na cerimônia o presidente do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, o presidente executivo do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva.

O jantar de confraternização foi um momento de relembrar a história da cooperativa, celebrar as personalidades que fizeram parte de sua trajetória e prestar homenagens. Foram entregues medalhas comemorativas aos ex-presidentes, a conselheiros, a lideranças políticas dos vários municípios onde a cooperativa atua e a outros homenageados.

Também foi apresentada a cápsula do tempo dos 30 anos, que recebeu uma cópia do cerimonial do evento, a medalha comemorativa e um exemplar do jornal Diário do Sudoeste, de Pato Branco (PR), edição do dia 07 de fevereiro de 2020, onde foi publicada uma peça publicitária alusiva ao aniversário. A cápsula do tempo será fechada no mês de agosto e deverá ser reaberta em 2040, quando a Sicredi Parque completará 50 anos de fundação.

Outro destaque do evento foi a apresentação ao público da música composta em homenagem a cooperativa, interpretada ao vivo por Juliane Baseggio e Marcelo Archetti, autores da canção.

A Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP surgiu da união de 27 agricultores, que encontraram uma alternativa para a necessidade de financiar seu trabalho na fundação de uma cooperativa de crédito. No início, a cooperativa funcionava de forma integrada a Cooperativa Agrícola São Cristóvão (Camisc), e chamava-se Cooperativa de Crédito Rural São Cristóvão – Camisc. Em 1997, a instituição passa a integrar o sistema Sicredi.

Em fevereiro de 2020, a Sicredi Parque possui 28 agências distribuídas em 24 cidades das regiões sudoeste do Paraná, oeste e meio oeste de Santa Catarina e noroeste de São Paulo. A instituição oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros aos seus mais de 50 mil associados, e promove os princípios do cooperativismo por meio de uma série de programas sociais.

“Ao longo desses 30 anos, o Sicredi se reestruturou para realmente atender as necessidades não só dos associados, mas de toda a sociedade. Trabalhamos para manter um sistema financeiro que possa viabilizar o investimento de nosso associado, que ele possa gerar resultado para suas empresas, para suas vidas, contribuindo assim para as comunidades onde vivem”, disse Clemente Renosto, presidente da Sicredi Parque e um dos membros fundadores da cooperativa.

O diretor executivo, Fabio Vedelago Burille, saudou os mais de 50 mil associados da cooperativa, em especial os sócios fundadores. “Foram visionários, que talvez não soubessem que seu empreendimento chegaria a tal proporção. Para nós, colaboradores, é um momento de muita alegria, e para mim em especial, por ter participado por mais de 20 anos da construção dessa história”, afirmou o diretor, que ingressou na instituição como estagiário.

“Eu quero desejar os parabéns em nome da Central PR/SP/RJ e também em nome do sistema Sicredi por essa jornada, por tudo o que construíram e por tudo que essa instituição está fazendo em prol da perenidade desse nosso empreendimento”, disse o presidente do sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Imprensa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP