Newsletter
Notícias

INTEGRADA: Cooperados de Ubiratã (PR) registram recorde de produtividade no Programa Colher Mais

19/05/2020

O uso da agricultura de precisão tem possibilitado a muitos produtores extraírem o melhor potencial produtivo de suas áreas. Prova de que a ferramenta traz resultados, é a conquista da família Salvetti, de Ubiratã (PR), no programa Colher Mais, promovido pela TIMAC, em parceria com a Integrada. Os cooperados Darci, Egídio e Leoci Salvetti chegaram a produzir 249 sacas por alqueire (sc/alq).

A implantação da agricultura de precisão foi fundamental para atingir esse resultado, explica Egídio Salvetti. Há 8 anos, a parceria com a TIMAC com todo o apoio da equipe técnica da Integrada, ajudou a realizar um trabalho sistemático de correção de solo. A área, segundo ele, já vinha produzindo bem, mas eles queriam melhorar o potencial produtivo. “Os agrônomos da Integrada trouxeram técnicas que deram resultados”, observa Egídio.

Em alguns pontos durante a colheita, sublinha o cooperado, a máquina chegou a registrar 270 sc/alq. Egídio completa que todo o trabalho foi sistemático desde a semeadura até a colheita. A soja foi semeada na velocidade adequada com o solo totalmente corrigido e, para ajudar no recorde, as chuvas foram bem distribuídas.

Emerson Damico coordenador técnico e agrônomo responsável pela condução da lavoura da família Salvetti explica que, no lote selecionado para receber o programa Produtividade Integrada (PI), da Integrada, em conjunto com o Colher Mais, da TIMAC, foi investido forte em adubação de base. “Tivemos que fazer somente a correção com fósforo”, observa Domico. Depois das recomendações, a equipe técnica da cooperativa acompanha, de forma contínua, o desenvolvimento da safra.

Para a aplicação de fungicidas, a Integrada contou com a parceria da Basf e, com a força da união, se alcançou esse alto índice de produtividade.

Imprensa Integrada