Newsletter
Notícias

SESCOOP/PE formaliza aplicação de recursos em cooperativas de crédito

31/07/2020

Foi assinado hoje (30/07) mais um termo referente à aplicação de recursos do Sescoop/PE nas cooperativas de Crédito de Pernambuco. Trata-se de uma iniciativa que busca fortalecer o cooperativismo estadual e a intercooperação, garantindo que os valores referentes aos saldos da entidade sejam remunerados em contas de três cooperativas: Sicoob Pernambuco, Sicredi Recife e Sicredi Pernambucred.

O Sescoop Nacional passou a estimular, este ano, a aplicação dos recursos das unidades estaduais em cooperativas financeiras, com base em parecer jurídico e processo específico. Em Pernambuco, toda a legalidade dessa parceria foi observada, assim como as regras de mercado, visto que será necessário o atendimento a alguns itens, entre eles, a garantia de rendimentos em percentual mínimo do CDI, com diferencial em relação à remuneração de outras instituições financeiras. Para a formalização do acordo, as cooperativas apresentaram documentos como balanço patrimonial, demonstrações contábeis, atestado de capacidade técnica, vinculação a fundo garantidor, entre outros. Ao todo, cada cooperativa receberá do Sescoop/PE a aplicação de recursos no montante de R$ 1,5 milhão, totalizando R$ 4,5 milhões.

O termo assinado, nesta quinta-feira, contempla a abertura de conta na Sicredi Recife, que deverá receber os recursos já nos próximos dias. Para o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Floriano Quintas, este é um grande momento para o segmento em Pernambuco. “É um marco histórico para o cooperativismo de Crédito de todo o estado. Estamos muito felizes e empenhados com essa parceria junto ao Sescoop/PE, que contempla uma instituição financeira local valorizando um item tão importante que é a intercooperação”, frisou Quintas.

Para a Diretora Executiva do Sescoop/PE, Cleonice Pedrosa, a aplicação dos recursos se concretiza em um cenário desafiador, o que torna ainda mais significativa a parceria. “Essa é uma oportunidade de fortalecimento e integração sistêmica muito importante, neste momento de pandemia, para que as cooperativas possam melhor atender aos seus cooperados”, afirmou Pedrosa, frisando, ainda, que esse recurso poderá beneficiar muitos associados na busca por empréstimos junto às cooperativas parceiras.

O gerente de Operações do Sescoop/PE, Luís Everaldo, coordenou todo o processo junto à Diretoria Executiva e verificou a capacidade operacional, um dos requisitos para que o termo fosse firmado. “A gente analisa todo o processo dentro da parte legal e verifica se a cooperativa tem capacidade operacional de administrar esse recurso. Todas atenderam aos requisitos exigidos e trazem um ganho para o cooperativismo por fazerem parte do sistema”, concluiu.

Assessoria de Imprensa