Imprimir
A parábola do semeador e o cooperativismo
  22 de março de 2011 Data Meio ---www.easycoop.com.br
  Olá, como vai?!

Estou com um sentimento de dever cumprido muito grande. Semana passada inauguramos a TV EasyCOOP. Tivemos muitos acessos e recebi muitos comentários de incentivo para essa que é mais uma grande conquista do Cooperativismo.

Nosso desejo se realizou. Como eu lhe escrevi no meu e-mail anterior, tínhamos a certeza que nossa sementinha cairia em solos férteis! A maior prova disso foi o retorno que recebi do Senador Walter Pinheiro (PT-BA), que recebe meus e-mails. O contato dele nos foi indicado pelos meus amigos Cooperativistas Baianos. Cada pessoa que passa a receber meu e-mail sempre nos foi indicado por um amigo ou leitor e cada contato sempre tem uma história.  

O Senador me foi indicado porque os cooperativistas o consideram um homem comprometido com as causas sociais. Walter Pinheiro tem uma história de luta em apoio à agricultura familiar. Antes de assumir o Senado, foi deputado federal por quatro mandatos, integrou a Frente Parlamentar de Agricultura Familiar e sempre trabalhou pela renegociação das dívidas e ampliação do crédito e da assistência técnica para os pequenos produtores baianos.
Agora há pouco entrei em contato com a equipe dele e fiquei muito feliz ao saber que ele se importa muito com o desenvolvimento agrário, o cooperativismo e associativismo, a economia solidária e as cadeias produtivas locais, destinando verba de emendas parlamentares para pesca e aqüicultura, compra de tratores e sistemas de irrigação, além de viabilizar recursos para implantação e reforma de matadouros, frigoríficos e tanques de resfriamento do leite, construção de unidades de beneficiamento e entrepostos de armazenagem e distribuição no interior do estado.

Ele, assim como eu, ta mbém acredita que o empreendedorismo através do cooperativismo é uma saída para essas pessoas que muitas vezes não vêem saída no fim túnel. A conversa foi extremamente agradável e descobri uma pessoa com ideias para com o povo que o elegeu. 

Os conselhos de Municipais de Defesa da Mulher têm nos procurado constantemente para saber mais sobre o cooperativismo e a equipe do Senador disse que a mulher e a geração de trabalho e renda para elas, que estão em situação de risco, fazem parte da sua luta. O Gabriel, assessor do Senador, disse que na Bahia tem muitas pessoas que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho por não ter experiência ou por terem alcançado uma idade avançada e é por isso que o Senador luta pelo empreendedorismo. 

O Senador Walter Pinheiro, quando esteve à frente da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, em 2009, foi responsável pela articulação com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para pôr em prática o DAP Off-line, sistema de cadastramento da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que atingiu a marca de 413 mil beneficiados na Bahia, um recorde nacional. Com o documento, o agricultor passou a ter direito a linhas de crédito, assistência técnica e acesso a programas de incentivo à agricultura familiar, como o Mais Alimentos e Pronaf A e B.

Também como secretário de Estado, Pinheiro foi um dos autores de dois projetos de lei, encaminhados ao Legislativo baiano em 2009, para apoiar municípios e agricultores com recursos para vencer a inadimplência, renegociar dívidas, ter acesso a novas linhas de crédito e à assistência técnica.

Outra coisa que sua equipe nos informou: Um projeto que beneficia pescadores e artesãos em Santa Cruz de Cabrália, município do sul da Bahia, a partir do uso de novas tecnologias teve o apoio do senador. Os maricultores usam smartphone conectado à internet por meio de redes sem fio 3G, manipulam dados sobre as fases de desenvolvimento das ostras, condições de temperatura, salinidade e ph da água do mar, acompanham as condições do mercado, têm seguran ça na navegação a partir de informações meteorológicas e GPS. Pinheiro facilitou a mediação entre a multinacional Qualcomm e empresas baianas que desenvolveram os aplicativos desta iniciativa e contribuiu para a escolha da comunidade beneficiada.
Ele já foi convidado para nos visitar, quando aproveitaremos a oportunidade para fazer uma entrevista com ele na TV EasyCOOP.  O Senador vai conhecer o Projeto da Incubadora de Embu das Artes, uma experiência que ele poderá levar ao povo baiano como ferramenta de inclusão social através do empreendedorismo e cooperativismo.  É muito importante termos representantes do povo comprometidos com o povo que o elegeu. Estou muito orgulhosa pelo povo Baiano ter um senador como o Walter Pinheiro.

Bom, nossa segunda sementinha que já germinou, foi o Vereador Marcelinho (PSDB) da Cidade de Lorena/SP.  Ele tem sido um grande aliado do cooperativismo e associativismo e do povo da Cidade de Lorena. Eu já pude presenciar tantos atos dele em prol da comunidade que poderia escrever um livro.  Também tenho muito orgulho dele e agora ele também virá a São Paulo para conhecer o todo projeto de incubadora e levar para apresentar aos prefeitos de Lorena e cidades vizinhas. Eu já tive o prazer de vê-lo atuando e defendendo os interesses do povo carente de Lorena e pude ver sua garra, determinação e amor pelo próximo! Vou recebe-lo de braços abertos,

Estamos progredindo com nosso evento, que será realizado na C idade de Embu, em que o Prefeito é o Chico Brito.  Este evento mostrará todos os benefícios que a incubadora trouxe para os moradores e como mudou a vida de milhares de pessoas. Tenho certeza que até a data do evento teremos mais casos de comprometimento com o povo para contar! Tenho ainda a certeza que teremos a presença de prefeitos e vice-prefeitos não só do Estado de São Paulo, mas de todo o País, assim como outros representantes do poder legislativo e executivo.

Se você ainda não assistiu a entrevista com o Prefeito Chico Brito, clique aqui.

Outra coisa que estou muito feliz, é que conseguimos publicar mais uma edição do nosso Jornal do Cooperado, que será envidado impresso para todos os cooperados associados aos SINTRACESP´s, Filiados à FETRACESP – Federação Sindical dos Trabalhadores Cooperados no Estado de São Paulo.  Conseguimos credenciar muitos benefícios, como descontos em diversas faculdades, desconto na compra de carro e moto zero, financiamento de casa própria, mais de 1600 estabelecimentos entre colônias, hotéis, pousadas e camping em todo País; fechamos parcerias com a Coobrastur, uma cooperativa na área de lazer e turismo com centenas de opções de hospedagem para nossos cooperados associados, com a Nacional Turismo, uma agência com pacotes de viagens feitos sob medida para os cooperados, fechamos ainda uma parceria de desconto com o consórcio da Caixa Econômica Federal e ainda temos celulares e Nextel com desconto.  Na área de saúde conseguimos um plano de implante dentário com uma condição especial para cooperados. Conseguimos ainda algo que poucos conseguiram, que foi o Plano da Unimed a um valor muito menor que o mercado, e o que é melhor sem carência! Temos também convênio com a Uniodonto.

Em nossa edição do Jornal da FETRACESP, trazemos ainda uma matéria com o nosso Governador Geraldo Alckmin, que conta, “Sou um apaixonado pelo cooperativismo; é um sistema econômico mais justo, que permite ao pequeno se tornar grande”. Tem também o Deputado Estadual Davi Zaia, agora Secretário de Estado responsável pela SERT – Secretaria do Trabalho e Emprego, que reafirmou seu compromisso com o coopera tivismo ao me receber em seu gabinete, a participação do Deputado Arnaldo Jardim, que nos traz notí cias do PL 4622/2004 e reafirma também sua luta pela aprovação deste PL, que tanto beneficiará os cooperados. Falamos também do Deputado Estadual Carlos Giannazzi e a criação do Fórum permanente do cooperativismo na ALESP e do Deputado Estadual Edmir Chedid que fez o PL que cria do Conselho Estadual do Cooperativismo. Nesta edição, trazemos uma reivindicação muito justa da economia solidaria e do cooperativismo, que é a criação da Secretaria Especial de Economia Solidaria, que nela estar á incluído o cooperativismo. Temos ainda um artigo da Dra. Janaina sobre desaposentação para cooperados, além de várias visitas que realizamos a personalidades importantes para pedir apoio para a categoria. 

Bom, nosso jornal cresceu e oito paginas foram pouco para tantas informações que tínhamos para passar.

Segue o nosso Jornal virtual, basta clicar aqui ou na imagem e conferir tudo que lhe contei.



Também selecionei algumas noticias publicamos no site Easy Coop para você dar uma lida!

Beijos,

Sandra Campos
Editora Chefe - Portal e Revista EasyCOOP
Dirigente Sindical - FETRACESP - Federação Sindical dos Trabalhadores Cooperados no Estado de São Paulo
www.cooperativismo.org.br
www.sindicatodocooperado.org.br

Cooperativas de crédito devem ter acesso direto ao FAT
É o que prevê o primeiro projeto de lei (PLS 40/2011) apresentado pela senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP-RS).

ver mais
Páscoa e dicas de saúde e beleza são temas do ciclo de palestras da Coop
"Cursos são gratuitos para os cooperados e têm vagas limitadas"

ver mais
COPERREDE contará com agricultura familiar de 10 municípios
Está programado para o dia 31 de março, em Lucas do Rio Verde, o lançamento da Cooperativa Regional de Prestação de Serviços e Solidariedade - COPERREDE.

ver mais
Gleisi Hoffmann será relatora de dois Projetos de Lei do Senado
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) será relatora, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de dois Projetos de Lei do Senado (PLS) que buscam atualizar a regulamentação da atividade de cooperativism...

ver mais
Feira solidária movimenta Centro de Cascavel
A 8ª edição do evento é sinônimo de bons resultados

ver mais

Tembés inauguram primeira cooperativa indígena
Para melhorar as práticas agropecuárias e lutar pelos direitos da terra e produção sustentável, os índios Tembés

ver mais

Equador: Presidente Rafael Correa destaca importância de economia popular e solidária
O presidente equatoriano, Rafael Correa, destacou a importância nacional dos setores cooperativista, associativo e comunitário

ver mais

Cooperativa baiana de moda lança novidades em desfile
Ganhadora de edital do Sebrae para comércio justo, a Colibris apresentou produtos na última quinta-feira (17), em Salvador

ver mais
Acesso de estudantes de cooperativas ao ProUni é debatido
A Comissão de Educação do Senado realizou na última terça-feira (15) audiência pública com a presença do ministro da Educação Fernando Haddad

ver mais
Cooperativas, Reciclagem e Inclusão Social
A reciclagem gera uma cadeia de benefícios que se estendem do ambiental ao social, tais como:

ver mais


Easycoop - São Paulo (11) 5533-2001
---www.easycop.com.br