tamanho fonte 12fonte 14fonte 16
Alunos do ensino fundamental aprendem mais sobre cooperativismo
Alunos do ensino fundamental aprendem mais sobre cooperativismoA celebração do Ano Internacional das Cooperativas motivou a visita de um grupo de estudantes do 6º e 8º anos do ensino fundamental do Colégio Novo Ateneu, de Curitiba, à sede do Sistema Ocepar, na tarde desta quarta-feira (25/04).


Acompanhados do professor Kauê Spósito e da assessora de imprensa, Cláudia Palaci, eles vieram preparados para fazer uma entrevista e esclarecer suas curiosidades sobre o cooperativismo. O superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, tirou as dúvidas dos alunos, após uma breve palestra. Segundo a assessora de imprensa, com o conhecimento obtido durante o encontro, as crianças vão ajudar a produzir a próxima edição do informativo Atenews. Além disso, elas deverão atuar como multiplicadores pois terão a incumbência de repassar o que aprenderam aos demais colegas da escola. “A cada ano, um assunto correlato com a grade curricular é adotado no colégio para ser trabalhado ao longo do ano letivo entre todas as turmas, do ensino infantil ao médio. Normalmente é o escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. Por isso, o cooperativismo está sendo o tema das atividades promovidas no colégio”, explicou Cláudia.

     
Cooperar é legal – O estudante Thiago Augusto Burati Grassmann, 10 anos, do 6º ano do ensino fundamental, disse que a visita à Ocepar ajudou a aumentar o seu aprendizado sobre cooperativismo. O que mais chamou sua atenção foi a preocupação das cooperativas em desenvolver seu trabalho pautado na sustentabilidade. “Cooperar é legal porque reúne uma quantidade de pessoas que, ao invés de um ganhar menos e o outro ganhar mais, todos ganham uma parcela igual e ajudam a natureza”, disse. “Aprendi muita coisa importante sobre a cooperação. A gente trabalha em grupo e todos se ajudam”, opinou ainda Sabrina Ishikawa, também de 10 anos e aluna do 6º ano do ensino fundamental.


Fonte: Ocepar em 27/04/2012
imprimir mais++ E-mail